Título da Redação: Fora do quadrado

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 2 anos por Joyce Borges Ceballos


O Supremo Tribunal Federal (STF), em 2011, reconheceu que pessoas do mesmo sexo poderiam se unir juridicamente, ou seja, o casamento homossexual estava liberado perante a lei. Isso demonstra que o modelo tradicional de família- composto por homem, mulher e filhos- sofreu transformações ao longo dos anos, o que também gerou conflitos graças ao conservadorismo, geralmente fundamentado na religião dominante no Brasil: o cristianismo. A causa dessa mudança se deve à maior liberdade sexual e ao modelo econômico, o capitalismo.
O feminismo, movimento social que busca garantir a igualdade de gênero e extinção da opressão sobre as mulheres, foi o responsável por evidenciar a liberdade sexual na sociedade. A mulher agora decide quando quer ter filhos ou se quer os ter (graças aos métodos anticoncepcionais) e se casar, ademais também busca crescimento profissional. Além disso, os casamentos homossexuais, antes incomuns e censurados, revolucionaram o conceito de família e também já é comum ver crianças adotadas por pessoas do mesmo sexo. Isso, entretanto é responsável por gerar intolerância e violência de gênero, adiciona-se também como consequência o maior planejamento familiar, menor número de casamentos e crianças, o que prova que as novas formas de família causam transformações na estrutura da sociedade e na forma de pensar desta.
Outro fator que altera o conceito de família é o modelo econômico- capitalismo, que induz os indivíduos a ter objetivos de vida diferentes com o passar dos anos. Ele exige que os seres humanos busquem cada vez mais a acumulação de bens e desejem viagens e cargos mais altos, por exemplo e ressalta o individualismo, colocando assim a construção de uma família em segundo plano. A consequência disso são pessoas que moram sozinhas, casais que não têm filhos e até substituem esses por animais, o que configura uma nova visão de família, inclusive por questões financeiras, visto que é necessário um investimento a longo prazo nos descendentes para que tenham, no mínimo, suas necessidades básicas sanadas.
Portanto, o conceito de família se modificou ao longo dos anos e tentar enquadrar ou moldar essa instituição não corresponde mais à realidade e só abre caminhos para os conflitos e a intolerância. Para evitar isso, é necessário que a escola, dentro das aulas de sociologia e ciências, por exemplo, discuta e apresente essas novas composições familiares, que muitas vezes não são as que o aluno está inserido, para que aprendam, dessa forma a respeitar as diferenças.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018