Título da Redação: Harmonia perpétua

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabi Garrido


Desde os tempos pré-históricos, passando pelas civilizações egípcia, babilônica e grego - romana, a família é considerada como dádiva suprema e fonte de caráter social, um conjunto de indivíduos com ancestralidade em comum. No entanto, atualmente, as relações dentro das famílias são escassas podendo observar algumas influências na sociedade.
Há quem diga que a família é um berço da humanidade capaz de gerenciar as pessoas para o âmbito social garantindo um amparo e amor sem haver nada em troca. Além disso, desde a infância, aprendemos através dos ensinamentos familiares o verdadeiro sentido da vida e os valores éticos de como agir em comunidade. O religioso francês Henri Lacordaire afirmou que não existe algo mais admirável dos governos, senão a família e que a sociedade não é mais do que o desenvolvimento da família, "se o homem criado corrupto, corrupto estará para a sociedade”. A falta de relacionamentos entre os indivíduos de uma família leva o para condutas anti-democráticas na sociedade.
Por outro lado, na antiguidade egípcia, a família era a dádiva em que as pessoas valorizavam sempre cheios de júbilo, principalmente, a figura do pai e da mãe. Porém, na sociedade atual, a ênfase maior das reuniões, das refeições cotidianas e do almoço de domingo dentro das famílias, tornaram-se escassas por diversos fatores, entre os quais são: o avanço da tecnologia, tornando os indivíduos conectados ao mundo virtual deixando de lado o encontro pessoal; e, também, a inserção da mulher no mercado de trabalho e a busca pela independência através dos estudos, fez com que as mulheres não tenham tempo de criar seus filhos e de cuidar do lar. Segundo o IBGE, a taxa de fecundidade- número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo- passaram a ser de um filho na última década, consequente de um planejamento familiar mais rigoroso e pela falta de tempo para formar e preservar uma família.
Sendo assim, torna-se viável por parte do poder público, a criação e investimentos nas escolas da família, já existentes em municípios de São Paulo, que têm a função de proporcionar em todos os fins de semana, eventos culturais e atividades para que todos os integrantes das famílias possam se interagirem em um mesmo local. Além disso, é válido a criação de ONGs para novas atividades durante o dia para diversões familiares. Isso se daria através oficinas de teatro, esportes, leituras e, também, de palestras com psicólogos e dinâmica, a fim de mostrar a importância da valorização ao interagir com os integrantes familiares.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018