Título da Redação: Liquefação Familiar

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Pais, avós, tios, primos e irmãos. Nem toda família tem a mesma estrutura. As inúmeras transformações da sociedade levaram ao surgimento de novos modelos que muitas vezes são questionados por serem diferentes do tradicional. Responsável pelo início da formação de cada indivíduo, a esfera familiar deve prezar pelo carinho, pela tolerância e pela cidadania, não importando a sua formação.
Primeiramente, cabe ressaltar a verdadeira função de uma família. Instituição, que é a base para a construção de uma personalidade, uma vez que é com ela que se tem o primeiro contato social. Segundo o filósofo John Locke, a mente de todo ser humano quando nasce é como uma folha em branco, sem nenhuma ideia previamente escrita. Dessa forma, seria esse o papel da família, ajudar a preencher essa folha através da transmissão de valores, crenças e orientações por meio da educação.
É válido destacar, no entanto, que o conceito de família vai muito além do núcleo homem, mulher e filhos. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, em seu livro Modernidade Líquida, houve uma liquefação das relações. De fato, isso aconteceu, e a instituição familiar se diluiu em novos retratos de composição que devem serem respeitados, pois não há mais um único modelo e é preciso aprender a conviver com essa diversidade, sem preconceito e sem intolerância, visto que vivemos em um Estado Democrático de Direito que preza uma laicidade e todo cidadão, independente de suas escolhas, tem os seus direitos garantidos pela Constituição.
Fica evidente, portanto, que medidas precisam serem tomadas para que não haja uma exclusão desses inúmeros arranjos familiares. Para isso, o debate precisa se estender aos mais variados ambientes sociais. A escola, enquanto socializadora, é responsável por naturalizar essas novas faces, promovendo o respeito e a integração. O governo, por sua vez, deve criar meios eficazes de punição aos casos de intolerância. Ademais, a mídia, através de campanhas e programas deve propagar discussões sobre o assunto. Assim, conseguiremos fazer com que os temos de só "papai, mamãe, titia" fique na letra dos Titãs.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018