Título da Redação: Mudança de conceitos

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Kamila Lunaro


O conceito de família gera muita polêmica na sociedade contemporânea. Apesar de existirem dos mais diversos tipos como as homoafetivas e as monoparentais, ainda há pessoas mais conservadoras e até mesmo um projeto de lei do deputado Anderson Ferreira, defendendo que essa entidade só pode ser formada pela união entre um homem, uma mulher e seus genitores. Porém, é inegável a evolução social da união familiar e é preciso mudar antigos conceitos em prol dessas minorias.

No entanto, essa não será uma tarefa fácil. Até mesmo dentro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias há pessoas descriminando os outros tipos de família, especialmente as homoafetivas, como por exemplo o senador e vice presidente da CDHM, Marco Feliciano, que ficou famoso por projetos como o da "Cura gay", trabalhando contra a lógica de seu cargo. Além disso, a grande parte da população, majoritariamente influenciada por fundamentos religiosos, é contra outra definição de família além da "tradicional". Isso pôde ser constatado recentemente através da fúria expressada nas redes sociais sobre o beijo entre duas senhoras na novela "Babilônia" da rede Globo.

Nesse contexto, fica evidente que as pessoas estão esquecendo das coisas realmente importantes na formação de uma família: amor e respeito. Logo, não podemos aceitar de maneira alguma, muito menos através de um projeto de lei, apenas um tipo de família e negar os outros existentes. Deve-se definir como família a união entre duas pessoas - independentemente se são do mesmo sexo ou não- ou de uma pessoa e de seus herdeiros - adotados ou não- em um ambiente onde os responsáveis cuidem e eduquem seus filhos corretamente, conforme manda o estatuto da criança e do adolescente.

Sendo assim, para beneficiarmos todas as famílias é imprescindível que projetos como os do deputado Anderson Ferreira não sejam aprovados. Ademais é preciso por parte dos parlamentares, elegerem pessoas melhores para os cargos da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Após isso, esse órgão juntamente com ONG's que lutam contra esse tipo de discriminação devem realizar campanhas nas mídias sociais contra o preconceito ás famílias, sobre tudo as homoafetivas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018