Título da Redação: Mudando a forma de conhecer

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Laise Farias


Com a Abolição da escravatura em 13 de Maio de 1888, houve uma grande modificação na estrutura familiar. O Brasil passou a se formar com uma mestiçagem, a partir disso, surgiram novos retratos de composição as famílias atualmente apresentam diversas configurações mas, ainda é grande as dificuldades de aceitação da sociedade, pois, é idealizado a construção da família tradicional. Nesse contexto, cabe analisar a multipolaridade ideológica e saber conviver com o diferente é o grande desafio da sociedade.
Observa-se de, início, que que com a multipolaridade social algumas pessoas não estão construindo famílias de acordo como antigamente. Tal fato decorre do crescimento da atuação tanto de homens ou mulheres no mercado de trabalho, assim, principalmente as mulheres assumem a função de dupla jornada tanto no âmbito profissional ou cuidado com serviços em casa. Com isso, há um desinteresse em formar famílias, pois, muitos ainda preferem a "liberdade" ou viver só. Segundo o IBGE, aproximadamente 26,9% da população não vem se apresentando de forma linear.
É fundamental pontuar que existe um grande receio da sociedade em relação aos tipos de famílias que estão se construindo . Isso porque a sociedade em que convivemos é bastante conservadora pelas influências no seu período de formação pelos Europeus, Portugueses. Com isso, há a necessidade na mudança da concepção de algumas pessoas, pois podem dá margem ao isolamento social, assim, o distanciamento entre indivíduos vai de encontro á Filosofia da Condição Humana, segundo o qual o homem é um ser bio-sócio-cultural, que necessita estabelecer relações com seus semelhantes, a fim de produzir cultura como forma de identidade.
Fica claro, portanto, que a sociedade deve saber conviver com novos retratos das famílias. Nesse sentido, é necessário que o Estado dê preferências à propagandas que apresentem uma perspectiva educacional, ainda que sutil, e estimule essa prática para empresas privadas, oferecendo-as, por exemplo, redução do pagamento de tributos. Assim, ampliando as perspectivas da mente da sociedade, já que, segundo Aristóteles: "Somente mudando a forma de conhecer, o homem muda a forma de agir".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018