Título da Redação: Mundo, um lugar de todos

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Pedro Andrade


Em 13 de maio de 1888 é estabelecida a Lei Áurea, definida, no Brasil, como o pontapé para o ideal libertário em contraste ao idealismo conservador de superioridade da raça branca. Onde, finalmente, são concebidos seus devidos reconhecimentos, dando foco também ao conceito familiar conquistado, teoricamente, como uma idéia de equidade em relação as familias brancas, ainda que gradual e conflituosa. Atualmente, a situação não é diferente, a definição ainda vêm sendo gradual e conflituosa com a mutipolaridade ideológica do mundo através de dogmas e idealismos ultrapassados transmutados pelo preconceitos. Estas, são as barreiras para a mais uma nova definição de familia, saber conviver com o diferente é o grande desafio da nossa sociedade.
Inicialmente, o pior do males está nos argumentos sem fundamento, como é o caso dos dogmas, passados por todas instituições religiosas como algo a ser defendido, criando uma máscara de opnião e respeito por cima de seu preconceitos para aqueles sem o mínimo senso. Além disso, a oposição representa cerca de 53% da população brasileira, sem esquecer também, de que uma grande parcela parte para a violência aos defensores dessa nova ideologia. Familias que estão fora do ''convencional'' estão aptas a sofrer como é o caso do casal homossexual agredido por uma lâmpada fluorescente em 2011. Nos refletindo o quanto a sociedade ainda preza pelo seu lado irracional.
No entanto, do mesmo jeito em que os jovens nos movimentos hippies dos anos 60 buscaram uma revolução com a frase ''Mais amor e menos ódio'', hoje, os novos cidadãos buscam o mesmo, atraídos pela mídia capitalista aproveitadora da crescente onda de protesto ao conservadorismo, dão uma idéia otimista ao pais, visto que, além do mais, são mentes com natureza pró-ativa, onde estão em constante uso aos macanismos trazidos pela Globalização, como por exemplo, a Internet.
Portanto, é imperioso uma manuntenção do artigo que conceitue a familia como a união estável do homem e a mulher, pois além de ultrapassado, é usada como argumento para o irracionalismo criado pelos preconceitusos. A escola e mídia como formadora de opnião deve naturalizar essa nova face, promovendo respeito e a integração. A definição deve partir também dos pais aos filhos para que cresçam com o devido respeito a todos. Resumindo, mesmo que haja muitas conquistas atualmente no âmbito jurídico, ainda, culturalmente, se há um longo caminho a percorrer para que o patriarcalismo institucionalizado dê espaço à pluralidade da nova representação familiar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018