Título da Redação: Na essência, família

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Larissa Lucena


Na essência, família

O termo "família" pode ser entendido, dentre outras definições, como um núcleo de pessoas ligadas por laços sanguíneos e afetivos em comum. Contudo, muito se discute, hoje, no Brasil, sobre os novos retratos que passaram a denotar esse conceito. Esse debate trouxe à tona a necessidade cada vez maior da sociedade aprender a conviver com as diferenças.
Essa dificuldade em conviver com o diferente está "enraizada" no Brasil desde sua colonização. Naquela época, os portugueses impuseram sua cultura para os nativos, porque os mesmos viviam de forma "inadequada", segundo os europeus. E hoje , de certa forma, não é diferente. Se no século XVI os lusitanos usaram sua força bélica e a violência física como forma de coerção, atualmente, além desses instrumentos, as redes sociais também se transformaram em armas. Elas são utilizadas por uma parte da sociedade para discriminar e atingir aqueles que não seguem o modelo "pai, mãe e prole" tradicional.
Ademais, deve-se atentar para o fato de que até no âmbito judicial os novos arranjos familiares são depreciados. Muitos casais homoafetivos e pais solteiros encontram dificuldades para adotar crianças, não são reconhecidos legitimamente como famílias, e sequer podem fazer uso de algumas leis, no caso de relações homossexuais, como a Lei Maria da Penha, a qual garante proteção específica às mulheres vítimas de qualquer forma de violência promovida pelo sexo oposto.
Dado isso, é de extrema importância que esse quadro de intolerância seja revertido ou, ao menos, minimizado. Para tanto, a mídia deve funcionar como agente conscientizador da sociedade, através de campanhas, novelas ou matérias jornalísticas.Cabe ao MEC o planejamento de uma grade conteudista que auxilie na formação de estudantes capazes de respeitar as diferenças entre os indivíduos, através da ênfase em disciplinas como Filosofia e Sociologia. Além disso, é necessário que o Poder Legislativo reveja a atuação de algumas leis que ,nesse contexto, tornaram-se excludentes e viabilizem a criação de novas que possam contemplar todos os cidadãos, a exemplo do Código Civil Brasileiro, que ,de maneira abrangente, classifica a família como uma relação de afetividade entre determinadas pessoas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018