Título da Redação: Noção familiar, enxergar além dos paradigmas para alcançarmos seu propósito.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Carolina Braziolli


É evidente que nos mais de 250 anos desde a promulgação da constituição de 1988, os conceitos de sociedade e relações interpessoais mudaram muito, e por que seria diferente com a concepção de família?
No âmbito da definição de família, houveram mudanças na constituição. A noção, antes restrita a óptica patrimonial, com fito de reprodução, hoje passou a condição de reduto afetivo de seus integrantes. Essa nova formulação, tem possibilitado o reconhecimento jurídico de uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo. Além disso, tem tornado famílias até então ditas informais, exemplos à serem seguidos, como é o caso de mães solteiras que criam seus filhos de forma bem-sucedida, ou pais divorciados, que educam seus filhos convivendo com as adversidades da vida.
Apesar das muitas mudanças na sociedade e na constituição, os maiores obstáculos a serem vencidos estão nos pensamentos preconceituosos que visam apenas a julgamento ilusório e pragmático de que a estrutura familiar na sua forma física é mais importante que seu real objetivo, a formação psicológica, emocional, ou seja, o caráter daqueles ali inseridos. Contudo, os êxitos na formação de crianças e adolescentes em famílias bem-estruturadas psicologicamente indiferente de sua composição tem sido cada vez mais frequente, evidenciando o que realmente significa família.
Portanto, além do que já vem sendo feito no plano jurídico, é preciso incentivar o maior acesso aos dados e exemplos familiares prósperos, estimular a participação dessas famílias em atividades sociais e escolares. Todavia, só será possível concretizar tais ações, através de campanhas de conscientização e esclarecimento, as quais devem ser produzidas e propagadas de forma geral e homogenia pelos órgãos governamentais, inclusive os educacionais, em conjunto com a população. Dessa maneira alguns paradigmas serão quebrados e novos conceitos introduzidos, por conseguinte conduzindo-nos a uma sociedade mais igualitária.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018