Título da Redação: Novo conceito de família

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Luana Lulio


No que se refere ao conceito de família pode-se afirmar que esta é constituída de pessoas unidas por relações de afeto independente de parentesco genético, uma vez que o modelo tradicional de família se modificou e laços familiares podem ser construídos com a convivência.
A família nos dias atuais não pode mais ser sintetizada em pai, mãe e filhos. Muitas vezes, o papel de pais na educação das crianças é delegado a outras pessoas como: avós, tios. Há também os casos de adoção, inclusive por casais homossexuais, constituindo famílias sem nenhuma relação consanguínea mas em que os constituintes escolheram ficar juntos.
Somado a isso, o afeto pode ser construído pela convivência. Uma turma de ensino médio, por exemplo, que convive intensamente por três ou quatro anos, se torna também uma família. De nada adiantam os laços genéticos se não há amor envolvido. Todas as formas de constituição familiar, da mais tradicional à mais polêmica, são válidas e devem ser respeitadas.
É necessário, portanto, que o governo se empenhe no cumprimento das leis de proteção à família segundo a constituição e o estatuto da criança e do adolescente e, com o apoio da sociedade, que deve acolher e respeitar as variações do conceito de família, promova, nas escolas, debates sobre a diversidade com base nos princípios de liberdade e igualdade a fim de formar cidadãos conscientes e livres de preconceito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018