Título da Redação: Novos graus familiares

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Kerolayne


No início do Império Romano, o conceito de família era baseado em torno do grau de parentesco, somente, depois mudou para a ideia fundamentada em torno do matrimônio. Nos dias atuais, essa ideia ainda perdura na sociedade brasileira, porém novos tipos de relações e laços afetivos estão sendo formados, exigindo uma redefinição desse conceito.
De acordo com Constituição Federal, a família é baseada em torno do casamento ou da união estável entre o homem e a mulher, os direitos básicos familiares são assegurados em torno dessa união. Entretanto, novos núcleos familiares estão sendo formados e são pautados no amor e no afeto de seus participantes. Os direitos jurídicos e a previdência que são garantidos a família tradicional, não fazem parte dessas novas constituições familiares. Dessa forma, esses núcleos são deixados à margem dos benefícios que os deveriam agraciar, somente porque não se encaixam de acordo com a Constituição.
Em “Senhora” de José de Alencar, a base familiar era baseada na união heterossexual, sendo o papel feminino o de submissão ao marido. Porém, a partir do século xx, a mulher conseguiu entrar no mercado de trabalho e o campo de oportunidades cresceu, dessa forma, algumas tomaram a decisão de construir uma família baseada apenas na relação de amor maternal. Casais homossexuais também formaram núcleos por meio da adoção de crianças ou apenas da união entre eles e necessitam de uma legitimação desses novos círculos de amor. Elas enfrentam diariamente críticas e preconceitos por estarem fora do normal e são até algumas vezes reprimidas de reivindicar seus direitos.
Infere-se que é importante legitimar esses novos tipos de família para garantirem os seus direitos. Cabe ao Governo modificar o pressuposto na Constituição para agraciar os grupos excluídos. Cabe à sociedade reivindicar os seus direitos e exigir mudanças que facilitem o seu bem estar, para que assim a igualdade entre os indivíduos seja garantida e o acesso a recursos básicos sejam facilitados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018