Título da Redação: Novos tempos, novas concepções

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 3 anos por Lara


Em 2013, foi aprovado pelo Congresso Nacional o Estatuto da Família, o qual considera legítima apenas a união de homem e mulher. No entanto, definir quem deve compor uma família é criar um certo padrão, o que hoje, porém, não é seguido. É preciso, então, analisar seu conceito atual e compreender os obstáculos que os diversos tipos de núcleos familiares sofrem.
É importante, primeiramente, deixar claro que o estilo "Papai, mamãe, titia" tem ficado apenas na letra da música dos Titãs. Isso se deve ao fato de qualquer união em que haja relação afetiva ser considerada família. Assim, pode-se mencionar os casais homossexuais, mães e pais solteiros, netos e avós e, inclusive, um indivíduo que vive com um animal de estimação. Logo, é notável que o conceito de cidadania passa por evolução, a partir do momento em que as pessoas se sentem livres para viver da forma que almejam, sem se importar com a opinião dos outros, mas sim com sua felicidade.
Embora tal conceito tenha sido ampliado, a aceitação dessas novas estruturas ainda é restrita. Isso ocorre porque vivemos em uma sociedade conservadora, patriarcalista e difícil de aceitar o que é novo e que causa impacto, como é o caso das uniões de pessoas do mesmo sexo. Dessa forma, quem se enquadra nos atuais tipos familiares é frequentemente visto com maus olhos. Exemplo disso são as mães solteiras, que são muitas vezes tachadas como desestruturadas e são, por isso, aconselhadas a "formar uma família", devendo, então, casar-se com um homem.
Fica claro, portanto, que a sociedade necessita de aprender a conviver com os novos tipos familiares, respeitando-os, acima de tudo. Para tanto, é papel do Estado oferecer campanhas e criar leis que promovam sua inclusão, revendo, desse modo, o Estatuto da Família. A mídia, por sua vez, como formadora de opinião, tem o papel de expor tais estruturas em propagandas e novelas, a fim de mudar o pensamento conservador da sociedade. Por fim, como dizia Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Dessa forma, é importante que a escola discuta em sala o assunto em questão, sobretudo nas aulas de sociologia, estimulando o respeito mútuo, visto que muitos dos alunos pertencem a esses novos núcleos. Afinal, o que muda de uma família para outra é muito mais que o endereço.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018