Título da Redação: O âmago da família

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Christian Martins


A conceituação do termo família tem variado desde os primórdios da humanidade, o que pode ser evidenciado pelo gradativo abrangimento do substantivo ao longo da história. Durante a época colonial brasileira, por exemplo, tinha-se o reconhecimento apenas das famílias brancas, fato que modificou-se com o passar do tempo, quando o conceito de grupo familiar se estendeu as demais raças. Contudo, a evolução da concepção do termo da Idade Moderna à Contemporânea se demonstra lenta, apesar de fazer-se necessária, o que configura um empecilho ao desenvolvimento da democracia.
Isso fica evidenciado pela remanescência do não-reconhecimento das uniões homoafetivas. A despeito de já terem comprovado-se como grupos completamente saudáveis — dotados das diversas capacidades necessárias para a formação de famílias e inserção de novos cidadãos na sociedade —, continuam sendo banalizados em via do grave preconceito. Tais prejulgamentos já deveriam estar ultrapassados, de forma que pudesse-se atingir uma concepção de família tão desenvolvido quanto a riqueza da pluralidade de gêneros que a humanidade concebeu ao longo de seu progresso rumo à democracia.
Esse atraso pode ser explicado através da promulgação de leis como a Lei das Palmadas, que proíbe pais de agredirem fisicamente seus filhos. Afirma-se isso pois, com a acepção de decretos como esses, a liberdade do grupo fraternal é inibida, reduzindo a possibilidade dos pais de coibirem com veemência as atitudes de seus filhos, que, por sua vez, se tornam mais falíveis ao mundo do crime, pois além de serem incapazes de notar as consequências de seus atos por si mesmos, se tornam impossibilitados de aprender com seus erros através da opugnação parental. Isso demonstra tanto que se está retrocedendo na questão da liberdade dentro das famílias quanto que o foco da discussão está sendo divergido à causas que não precisam ser revistas, de forma a postergar ainda mais o desenvolvimento da igualidade dos indivíduos em relação à formação de famílias.
Portanto, para retomar-se a liberdade dos conjuntos fraternais e amenizar-se o grave preconceito, de forma a tornar a palavra família mais democrática, fica claro que modificações em diversos âmbitos devem ser feitas. Essas devem ser realizadas por governo e mídia, em via da enorme influência que possuem. O primeiro deve agir constitucionalizando mais explicitamente as uniões homossexuais, de forma que a causa seja socialmente aceita, e promovendo o aumento da liberdade dentro dos grupos familiais, o que além de possibilitar uma inserção mais fácil e produtiva de cidadãos na sociedade, retornará o âmago da discussão, que é a inclusão de uma maior gama de indivíduos no entendimento de família. O segundo, enquanto isso, deve promover uma maior quantia de debates em torno de ambas as causas, aumentando o conhecimento da população sobre o tema. Dessa forma se estará dando um grande passo rumo à compreensão do que realmente é uma família: um grupo de pessoas que — independente de quaisquer características as quais possam ser atribuídas — se amam e, através da liberdade que possuem, fomentam o seu desenvolvimento conjunto.


AVISO AO CORRETOR: o texto pode parecer exacerbadamente grande, mas no caderno possui exatamente 30 linhas, sendo dessas: 6 dedicadas à introdução, 6 ao primeiro desenvolvimento, 8 dedicadas ao segundo desenvolvimento e 10 à conclusão.

DÚVIDA: corretor, será que podes me ajudar? Atualmente tenho produzido redações que costumam a receber altas notas. Contudo, demoro muito tempo para as redigir (de 2 à 3 horas, em média). Como posso reduzir esse tempo? Obrigado!

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018