Título da Redação: O conceito de família ao longo da história

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por G.M.M.


Graças ao fortalecimento da Igreja Católica e a difusão de dogmas religiosos durante a Idade Média, os costumes da raça humana passaram por modificações drásticas. A partir desse momento, é defendido, segundo a Bíblia Sagrada, que uma família deve ser formada por um homem e por uma mulher e ainda, que esses dois só devem ter relações sexuais com o propósito de procriar. Dessa forma, foi se tornando não só religiosa, mas cultural, a ideia de que uma família só pode ser formada por duas pessoas de sexos opostos.
Analisando de forma rasa a trajetória da raça humana até os dias atuais, não é difícil perceber a complexidade de seus sentimentos. Porque algum desses sentimentos, como o amor, se reduziria somente a pessoas de sexos opostos? Os seres humanos devem ser livres para amar outros seres humanos. Toda essa ideia de que família é apenas formada por homem e mulher é cultural, e a prova disso é a Grécia Antiga, período que existiu bem antes da Idade Média, onde não era condenável a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo, como também não era condenável uma série de outras preceitas de origem católica, como por exemplo, a gula.
Hoje, no século XXI, ainda há em nossa cultura a presença de conceitos de origem religiosa que são bons e que são ruins. O fato é que o conceito de família, que se tornou parte da nossa cultura, tem prejudicado casais homossexuais, impedindo-os de formar suas famílias e de adotar crianças. Ampliando-se a ideia de família e esquecendo-se do preconceito que é ligar a imagem do homossexual a promiscuidade, não há argumentos que impeçam o casal homossexual de dar um novo lar e amor a crianças que antes seriam órfãs.
Portanto, para que o preconceito quanto as novas formas de família seja desconstruído e melhor aceito pela sociedade, se torna necessário certas medidas e a principal delas é uma educação nas escolas que seja realmente esclarecedora quanto a essa questão, já muito se fala nas escolas sobre sexualidade, mas muito pouco sobre homossexualidade. Outra medida de extrema importância seria o apoio das mídias a causa, através de comerciais em TVs e jornais que desconstruam essa visão preconceituosa de que a homossexualidade é sinônima de promiscuidade, assim, dando um tom de naturalidade a famílias formadas por dois homens ou duas mulheres, como já acontece em novelas, por exemplo. Uma educação forte aliada a veículos midiáticos é a fórmula perfeita para conscientizar os jovens de hoje de que família deve ser um ambiente de amor mútuo, independente da orientação sexual dos pais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018