Título da Redação: O conceito de família no contexto atual

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Paulo Lochs


O conceito de família é grandemente amplo. Mães e pais solteiros, além das uniões homoafetivas, são constantemente enquadrados nesse conceito dentro dos parâmetros atuais. Da mesma forma, o Estado já o reconhece oficialmente. Contudo, a concepção desse termo é tradicionalmente referida como a união de homem e mulher. Portanto, é notável que a sociedade, em sua totalidade, ainda não tem esse reconhecimento. Esse fato explicita uma necessidade de se discutir sobre nossas concepções do termo família e sua adaptação para o contexto social contemporâneo.

Primeiramente, o conceito de família deve ser descrito nos parâmetros atuais. A instituição familiar é grandemente importante na formação do indivíduo e em sua integração na sociedade. Ela cria uma consciência de pertencimento da criança às outras instituições. Dessa forma, explicita-se que a importância da formação dos responsáveis pelo indivíduo transpassa a necessidade de mantimento da família tradicional. Qualquer pessoa capaz de criar um filho é livre para fazê-lo, independente de sua condição sexual ou do parceiro com quem dividirá sua responsabilidade.

No entanto, os parâmetros contemporâneos acabam por ir contra ideologias que dizem respeito ao conceito de família tradicional. A valorização excessiva do tradicionalismo consiste em desconsiderar preceitos novos na permanência dos antigos. A insistência no conceito de família tradicional – pai, mãe e filho – barra a disseminação dessas novas ideias. A Igreja, em sua grandiosa influência nos dias atuais, acaba por se mostrar como uma grande atuante na perpetuação de tais parâmetros.

A família, portanto, é imprescindível na formação do indivíduo e na sua integração na sociedade. O seu conceito vem sendo reconsiderado em virtude do surgimento de novas formas de família. Contudo, esse aspecto costuma ser barrado pelos defensores da família tradicional. Portanto, a compreensão desse conceito por parte da população pode ser alcançado com a disseminação dessas ideias por meio da mídia, palestras e programas, onde o respeito e os valores morais devem ser alavancados como pontos principais. Além disso, a Igreja pode se mostrar uma grande aliada ao adequar seus preceitos antigos com os parâmetros atuais. Também devem ser levados em consideração os métodos de ensino que, por sua vez, devem ser adaptados a este novo contexto social. Afinal, os indivíduos responsáveis pela educação de uma criança devem valer-se apenas de ética e afetividade. A cor da sua pele, condição sexual ou qualquer outro preconceito mostra-se grandemente irrelevante.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018