Título da Redação: O conceito de família pode mudar?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Fabiana Fontes


Como consequência da constante evolução do homem e de sua forma de se relacionar socialmente, a família, primeira célula social, sofreu significativas alterações estruturais, fazendo urgir um novo conceito no âmbito legislacional.
Dados do censo do IBGE-2010 indicam que 49,9% das famílias brasileiras são formadas pelo modelo clássico: pai, mãe e filhos, e que 50,1%, ou seja, a maior parte, por outros modelos denominados: monoparentais (mãe ou pai e filhos); mosaicas ou reestruturadas (casais com filhos de outros relacionamentos) e as homoafetivas.
Porém, mesmo desta transformação, boa parte da sociedade resiste em aceitar e declara que o conceito de família não pode mudar, trazendo à tona o preconceito, causa principal da involução social. E a legislação, que tem como objetivo nortear a sociedade para o bem comum, ainda deixa essa nova família à margem da legalidade.
Portanto, partindo do princípio de que as leis tem de se adaptarem à realidade e acompanhar as mudanças sociais, reformas legislativas se fazem necessárias, a fim de assegurar a estas novas famílias os mesmos direitos das outras tidas como comuns. Assim como, a elaboração de políticas de conscientização social que mostrem à sociedade o verdadeiro conceito de família que é proteção e amor, independente dos indivíduos que a compõem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018