Título da Redação: O que é uma família?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 2 anos por Nayru


Muito se tem discutido sobre a formação da nova família brasileira, em que o estereótipo tradicional homem-mulher de herança religiosa vem sofrendo um processo de diversificação. Há quem não veja problema nessa formulação, porém, há também quem não acredita haver definição diferente, pois qualquer variação — como a união entre pessoas do mesmo sexo — não constitui uma família. Todavia, segundo o senso do IBGE de 2010, são reconhecidas, hoje, até cinco tipos diferentes de famílias, incluindo as monoparentais, unipessoais e de união estável.
Em tempos antigos, relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas normais e até incentivadas entre soldados espartanos para estimular a fidelidade. Após o surgimento do cristianismo, tal ato foi visto como intolerável dentro da sociedade, até os homossexuais ganharem seu espaço à medida em que lutavam por suas conquistas. Referente a esse aspecto, o reconhecimento de uniões homoafetivas foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal em 2012, sendo equiparadas judicialmente à uniões entre heterossexuais — todos são iguais perante a lei — abrangendo, assim, uma maior diversidade de famílias legalmente reconhecidas pelo Estado.
A enquete sobre o projeto de lei do Estatuto da Família, realizada em 2013, questiona se o votante concorda que a definição de família é formada a partir da união entre homem e mulher, tendo cerca de entre um milhão de votos, 62% a favor. Nesse sentido, fica evidente que mesmo com seus direitos garantidos, ainda há dificuldade na efetivação de tal medida, pois o convívio social de homoafetivos é mal visto por muitos, aumentando, assim, o medo de buscar a legalidade por tais casais devido ao preconceito.
Portanto, medidas são necessárias para dirimir os problemas apresentados. Assim, o Estado deve realizar políticas efetivas de conscientização do reconhecimento à diversidade, além de assegurar a devida assistência à famílias monoparentais, que na sua maioria possuem dificuldades financeiras, nem sempre tendo pensão garantida. O conceito de entidade familiar é definida como transferência de valores e caráter moral, mostrando que independente de qualquer lei ou preconceito, onde existir afeto irá existir uma família.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018