Título da Redação: O sentimento é quem diz

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 3 anos por Brunossis


O conceito de família evoluiu junto com a raça humana. Sua definição passou por mudanças em prol de questões históricas, filosóficas e individuais. No entanto, aceitar qualquer composição familiar se tornou um desafio para a sociedade do século XXI.
No plano histórico, destaca-se que com o advento do Renascimento Artístico e Cultural, no século XV, o homem começou a adotar a visão antropocêntrica em detrimento da teocêntrica. Essa ideologia só se consolidou com o Iluminismo, no século XVIII. Nesse sentido, percebe-se que o modelo familiar, pregado pela Igreja Católica, com pai, mãe e filhos, perdeu forças, uma vez que as pessoas passaram a priorizar a livre escolha.
No campo filosófico, vale lembrar que, no século XIX, Bertrand Russell já mencionava a importância da tolerância para o convívio em sociedade. Nessa perspectiva, infere-se que independente de como um grupo de indivíduos, sob mesmo teto, é constituído, todos buscam pela felicidade, pois, segundo John Kennedy: “Todos nós temos talentos diferentes, e todos nós gostaríamos de iguais oportunidades para desenvolver nossos talentos”. Na verdade, a frase do ex-presidente americano, nesse contexto, reflete as necessidades que uma pessoa tem para dar o seu melhor. Neste caso, trata-se do princípio da igualdade, independente de qual tipo de família uma pessoa faz parte.
No tocante ao indivíduo, os fatores levados em consideração para uma pessoa considerar outra parte de sua família são mais simples. Na realidade, são apenas os sentimentos com o próximo que valem nesse âmbito, pois é através do afeto, carinho, amor, companheirismo e afinidade que uma pessoa passa a confiar na outra. Nesse caso, Shakespeare já dizia: “Todas as alegrias do corpo e da mente se escapam quando o propósito não é firme.”
Portanto, o conceito de família está relacionado com vários aspectos, entretanto, são os sentimentos que temos com o próximo que realmente interferem na definição da palavra. Dessa forma, é imprescindível que as escolas ensinem aos alunos que o significado de família está vinculado à disciplina de história, filosofia e sociologia, e não ao que os fundamentalistas religiosos dizem. Os pais, sejam eles heterossexuais ou homossexuais, por sua vez, precisam fazer seus filhos entenderem que as pessoas devem se unir por amor, ao invés de uma prerrogativa imposta por uma sociedade rudimentar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018