Título da Redação: Ohana.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Na história da formação da sociedade brasileira, quando o assunto é família, pensa-se logo no conceito patriarcal. A herança cultural de uma sociedade com um machismo enraizado, abriu as portas para o preconceito acerca dos diversos tipos de estruturas familiares existentes hoje.
Em primeiro lugar, é importante frisar as mudanças ocorridas nas instituições humanas ao longo do tempo, que assumiram novos formatos com o intuito de se ajustar as condições sociais e econômicas vividas na atualidade. Logo, tornou-se natural a formação de uniões familiares compostas de formas diferentes do que o corpo social está acostumado a lidar, isto é, mães solteiras, avós fazendo papéis de mães, casais homossexuais e outras formações que fugiam dos padrões da sociedade retrógrada.
No entanto, mesmo com tantas mudanças, ainda há muito preconceito presente na vida desses modelos familiares. Até mesmo nas leis, que os desprivilegiam. No Brasil, o primeiro caso vencido que mostra a fragilidade vivida por essas família foi o do Chicão, filho da Cássia Eller com sua companheira Maria Eugênia. Se a cantora não tivesse mencionado o interesse de ter um contrato de casamento para resguardar juridicamente sua família, talvez sua companheira perdesse a guarda do filho das duas e até seus bens.
Por fim, o conceito foi se tornando mais amplo diante de tantas adaptações. Até mesmo no filme Lilo e Stitch, feito pela Disney, pode ser visto a mudança, que faz um contraste com a forma conservadora que antes o conceito familiar era apresentado nas telonas de cinema. E essa representação ajuda na forma das crianças que vivem em outras estruturas familiares se reconhecerem nas histórias.
Dessa maneira, fica evidente que mesmo com tantas mudanças na estrutura familiar, as heranças de um modelo patriarcal ainda se faz presente no cotidiano. Nesse sentido, ao invés de estimular o "Estatuto da Família" que propõe regras para definir quais grupos podem ser considerados uma família perante a lei, é preciso investir em uma forma de acolher cada uma dessas estruturas familiares da melhor forma, evitando injustiças. E a mídia, assim como feito pela Disney, poderia investir em mais filmes e matérias que representassem as diferentes estruturas familiares, sem distinções.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018