Título da Redação: Os Pilares de uma Família

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Tati Dourado


Família é uma instituição no qual as pessoas desenvolvem uma relação de afeto entre os membros. Nos últimos tempos, a entidade familiar tem passado por mudanças tanto estruturalmente como na sua constituição, não se restringindo mais a uma família nuclear. Existindo famílias monoparentais, homoafetivas, pluriparental, porém, ainda existe as que não reconhecidas judicial e socialmente.
A Constituição de 1988, ampliou o conceito de família no Brasil, que passou a ser entendida como " a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes". Já que antes dessa Constituição, a família apenas era reconhecida pelo casamento, baseado no modelo patriarcalismo que surgiu no Império Romano, no qual a mulher e os filhos eram submissos ao homem. Essas mudanças na estrutura da família podem ser atribuídas também pelas conquistas das mulheres, como por exemplo, a entrada no mercado de trabalho. E dessa forma, "quebrando" uma relação de dependência da mulher ao seu marido.
Esses fatos mostram que a família hoje, é baseada mais no afeto do que em um modelo nuclear, surgindo arranjos familiares de diversas formas. Apesar disso, ainda existem muitas barreiras e preconceitos quando este afeto envolve pessoas do mesmo sexo. Assim como ocorreu há algum tempo, quando as uniões estáveis eram repudiadas e não eram aceitas como família judicialmente e muito menos pela sociedade. Ficando evidente que as pessoas precisam ser esclarecidas sobre igualdade de direito, inclusive o de constituir uma família, independente do sexo.
A instituição familiar evoluiu com o tempo, e com isso aumentaram as possibilidades de formas para construir uma família, que devem ser debatidas e reconhecidas judicial e socialmente. O Estado tem um papel fundamental, que é de proteger a família, principalmente a homoafetivas, pois é a que tem mais sofrido resistência em ser reconhecida. As escolas deveriam oferecer palestras aos pais e alunos sobre o real sentindo de existência da família, uma vez que independente dos componentes, os pilares de sustentação são os mesmos, o afeto, dignidade e igualdade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018