Título da Redação: Os Titãs no passado

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 3 anos por Thadeu


Duas mães, dois pais, meio-irmão, enteados, filhos legítimos e adotivos. Esses são só alguns dos possíveis arranjos que configuram a família contemporânea. Os tempos de só ''papai, mamãe, titia" parecem ter ficado na letra dos Titãs. Entretanto, ainda há muito o que se discutir para que, de fato, essa nova configuração seja reconhecida e retrate a nova instituição familiar brasileira.
Apesar das visíveis mudanças na legislação brasileira, o conservadorismo ainda é latente na sociedade civil. Por trás do famoso discurso "respeito, mão não acho normal", perpetua-se o preconceito enraizado em grande parte da população. Recentemente, a Câmara dos deputados ressuscitou um polêmico projeto denominado " Estatuto da Família", que legitima apenas a união entre homem e mulher. Além disso, uma enquete no portal digital da Câmara mostrou que 53% das pessoas concordam com essa definição. Embora a lei já considere oficial a união entre pessoas do mesmo sexo, uma significativa parcela dos brasileiros considera o modelo tradicional, homem e mulher, como o único e legítimo representante da estrutura familiar do Brasil.
Essa visão engessada do conceito de família colabora, muitas vezes, com o crescimento da intolerância. Isso é facilmente percebido com os inúmeros casos de violência contra pessoas homoafetivas e até mesmo aos filhos que elas adotam. Como é o caso, recente, de um menino de 14 anos que foi agredido até à morte por um grupo de adolescentes. Esses agressores são apenas o reflexo de uma sociedade que ainda não aceita o diferente e acha que preconceito é questão de opinião.
Fica claro, portanto, que apesar das famílias que não seguem os moldes tradicionais possuírem direitos, eles ainda não são respeitados pela totalidade da população. Isso gera atos violentos e aumenta o número de crimes hediondos motivados pela intolerância. Sabendo disso, o Governo deve investir em projetos que visem romper com essa visão conservadora da sociedade, como por exemplo, adotar uma disciplina escolar de cunho social que incentive a aceitação do diferente e promova integração entre eles, através de dinâmicas, jogos e palestras. Além disso, a mídia deve, por meio de propagandas, estimular o respeito e a tolerância na mentalidade do brasileiro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018