Título da Redação: Papai, mamãe, titia?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Deivson Macedo


União homoafetiva, pais solteiros, filhos adotivos e convivência sem qualquer consanguinidade. Percebe-se no cenário atual, que a significância da família ultrapassa os conceitos ortodoxos e configura-se como uma instituição primária que agrega valores aos indivíduos e influencia na formação coletiva da sociedade.
"Família!Família, papai, mamãe, titia". Esse trecho da música da banda Titãs ilustra bem o modelo familiar construído por uma sociedade patriarcal eurocêntrica ditadora das ações de cada gênero. Tal estruturação é a responsável por criar nos indivíduos a utopia do vínculo familiar ideal, o que converge para uma unificação das relações humanas, bem como para normalidade desse pensamento frívolo. As implicações desse processo são a aversão e o preconceito para com outras formas de organização, possuindo o patológico, anormal e desestruturado como consequentes designações depreciativas.
Nota-se, no entanto, o aumento da frequência de surgimento dos novos retratos. Credita-se uma parcela disso às ações do Estado, que tem favorecido por meio da Constituição, à construção da pluralidade, como a permissão legal do casamento homoafetivo que aconteceu recentemente em algumas localidades dos Estados Unidos. No Brasil, o Governo começa a atuar com pequenas ações, como por exemplo no abrandamento da burocracia na adoção das crianças por pais e mães solteiros.
Outro fator que contribuiu para a modificação dos padrões familiares e, muitas vezes para sua destruição, foram os movimentos sociais como o Feminismo. As ações dessas organizações visam a isonomia, a igualdade e a liberdade do sujeito em construir seu próprio vínculo familiar. Dessa forma, é desconstruído a modelação e a imitação, erguendo um ambiente pluralista e multipolar.
Percebe-se, portanto, que além de ser uma organização de pessoas por laços sanguíneos, a família é um grupo social com ligações de afinidade que encontra no modelo patriarcal um empecilho para a pluralidade. A introdução de discussões em ambiente escolar é uma medida cabível para mudar esse cenário hostil. Isso pode ser feito com a criação de disciplinas com foco nos direitos humanos, respeito mútuo e na liberdade. Ademais, a mídia deve atuar como construtora da diversidade, trabalhando temas sugestivos nas novelas, como a união entre pessoas do mesmo sexo e a independência da mulher no núcleo familiar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018