Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


O surgimento de famílias que destoam do padrão social mãe, pai e filhos é cada vez mais frequente na contemporaneidade. No Brasil, tais famílias, inclusive, representam mais de 50% da totalidade, segundo o IBGE. Nesse viés, faz-se necessário maiores reflexões sobre esse fenômeno no país.
Em primeiro plano, vale ressaltar a relevância do movimento feminista no processo de transformação dos núcleos familiares brasileiros. As mulheres, durante muito tempo, ficaram aprisionadas ao papel de mãe e esposa, sendo a outra opção o convento. Simone de Beauvoir, uma das percursoras do movimento feminista, afirmava, todavia, que "não se nasce mulher, torna-se mulher". Nesse sentido, a emancipação feminina tornou possível um maior controle pela mulher sobre o seu próprio destino, e é responsável, assim, por grande parte das mudanças observadas nas famílias atuais, como a queda da taxa de fecundidade e o aumento do número de casais divorciados.
Outrossim, a maior visibilidade das relações homoafetivas também é um importante catalisador do fenômeno supracitado. O movimento LGBT conquistou uma série de direitos com o passar dos anos, como por exemplo, o reconhecimento da união homoafetiva como uma entidade familiar pelo Supremo Tribunal Federal. Em contrapartida, de acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil é o campeão mundial de crimes homo-transfóbicos, explicitando a persistência da intolerância. Com efeito, os novos arranjos familiares, inseridos em uma lógica heteronormativa e patriarcal que caracteriza a sociedade tupiniquim, ainda são vítimas de preconceitos no Brasil.
Destarte, é inequívoco o surgimento de novas configurações familiares no Brasil hodierno. Por conseguinte, é imprescindível a atuação do Estado visando a formação de uma sociedade tolerante. Segundo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Recai sobre o Ministério da Educação, portanto, por meio das instituições de ensino, o compromisso de formar indivíduos que saibam respeitar os diferentes tipos de família existentes e capazes de questionar conceitos arraigados culturalmente. Ademais, com o fito de frear a homofobia e misoginia no Brasil, a Polícia Civil deve criar uma ouvidoria pública online que receba denúncias anônimas e as investigue, aplicando as devidas punições aos agressores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018