Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


O modelo de família tem sido defendido ao longo da história até a atualidade. A Igreja Católica, na Idade Média, condenava a união entre homoafetivos e reconhecia apenas o matrimônio entre homem e mulher. Hoje, apesar de muitos países reconhecerem novos conceitos familiares, existem indivíduos que defendem o conceito clássico, desrespeitando aqueles que são contrários a essa ideia.
Em uma primeira análise, deve-se observar que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 86,6% da população brasileira segue o cristianismo. Logo, é habitual notar a discriminação de famílias que seguem um padrão diferente daquele que é imposto pela religião. Sendo assim, cria-se um preconceito contra os demais indivíduos, repassando para as próximas gerações como um senso comum. Já dizia Wilhelm Reich que o homem é governado por fatores externos com a ausência de sua consciência. Pode-se afirmar que essa análise aplica-se no senso comum discriminante, pois a influência religiosa manifesta sobre a razão.
Em uma análise mais aprofundada, deve-se abordar a reivindicação dos direitos daqueles que adotam variados conceitos de família. O reconhecimento jurídico é um fator fundamental para garantir boa qualidade de vida, pois, por meio deste, é possível beneficiar de planos de saúde, por exemplo. Além disso, vale ressaltar que a política de adoção seria facilitada, uma vez que a preferência é voltada para casais.
Torna-se evidente, portanto, que as questões enfrentadas por indivíduos que fogem do padrão tradicional da família exigem soluções. A mídia, por intermédio de ficções engajadas , deve abordar os novos conceitos de união, visando diminuir o preconceito. A escola, por meio de palestras, deve discutir a questão como tema transversal, combatendo o senso comum e conscientizando indivíduos sobre o problema. Ao poder Judiciário, cabe elaborar leis que reconheçam juridicamente novas famílias, garantindo seus direitos. Dessa forma, poderia construir uma sociedade mais justa em que o pensamento de Reich estaria menos presente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018