Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Durante séculos, o conceito de família esteve restrito aos laços estabelecido entre casais heterossexuais e os filhos. Essa ideia ganhou novas configurações a partir das diferentes mudanças estruturais da sociedade nos últimos anos. Entretanto, o preconceito e a intolerância às diversidades ainda são uma realidade no país, o que ,inegavelmente, afeta a vida desses indivíduos em diferentes aspectos,
Segundo o Censo de 2010, o número de casais com filhos caiu 11,2%, as relações homoafetivas já somam 60 mil e 10,1 milhões de famílias são formadas por solteiros. A partir desses dados, vê-se que o conceito de família deixou de se basear em laços biológicos para se sustentar em vínculos afetivos. Essa nova configuração é um reflexo da maior participação das mulheres no mercado de trabalho e do surgimento dos anticoncepcionais que permitiram uma maior independência feminina com relação aos homens e uma ampliação do planejamento familiar. Além disso, o fortalecimento do movimento de gays, lésbicas e transgêneros (LGBT), que busca a garantia de liberdade e de respeito a essa parcela social, favoreceu esse novo panorama. Para exemplificar uma das conquistas desse agrupamento,deve-se citar o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal da união homoafetiva e a concessão do direito à união estável.
Apesar dos diferentes avanços, o preconceito ainda é um entrave para que esse novo conceito familiar seja aceito por todos. Nesse sentido, deve-se ressaltar que a influência religiosa, em especial, do cristianismo, que abomina o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo e não reconhece o divórcio, é um fator que corrobora significativamente para a manutenção dessa cultura da intolerância . Assim, muitos desses indivíduos são vítimas da repressão social e enfrentam diferentes obstáculos para construírem suas famílias ,por exemplo, no processo de adoção. Isso ocorre, pois uma grande parcela social considera que a criação de uma criança e a transmissão de valores, sem a figura masculina e feminina, é comprometida, além de julgarem que esses jovens possam ter a sua orientação sexual influenciada pelos pais. Com isso, esses grupos são subjugados, marginalizados e o direito a liberdade muitas vezes não é uma realidade.
Dessa forma, medidas para alterar esse cenário devem ser apresentadas, pois segundo Aristóteles " A base da sociedade é a justiça". Portanto, cabe ao Governo intensificar as punições às pessoas que não respeitam a diversidade familiar por meio de multas severas e serviços comunitários. Além disso, deve facilitar o processo de adoção para casais de mesmo sexo, desde que comprovado a existência de um lar estruturado. Ademais, cabe às escolas, em aulas de sociologia, e à mídia, na televisão e internet, retratar a importância do respeito às diversidades e enfatizar a ideia da família como unidade transmissora de valores e sentimentos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018