Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 2 anos por Thatyane


Sabe-se que a questão da família tem sido assunto recorrente no Brasil. Na defesa de ideais ultrapassados, muitas pessoas tem tentado limitar o conceito de família. Entretanto, pode-se perceber que, mesmo sofrendo com falta de representatividade e preconceitos, as famílias contemporâneas tem crescido e ganhado força na sociedade.
O número existente de famílias são incontáveis. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os tipos de famílias se multiplicaram e a família tradicional - constituída por pai, mãe e filhos - tornou-se só mais um dos perfis familiares. Contudo, designada pela Constituição Federal como o conceito de família atual, a tradicional ainda é considerada por, praticamente, cinquenta e três por cento da população como modelo representativo da família brasileira. O que reafirma a teoria de Platão, em sua alegoria da Caverna, que diz que a sociedade é despreparada para aceitar novas verdades pois estão presos em suas próprias verdades absolutas.
E por causa dessa visão engessada de família, houve respaldo para o crescimento da intolerância, principalmente, no que se diz respeito aos casais homoafetivos. Relações homossexuais ainda são vistas por uma parcela representativa da sociedade como anormais. Isso se deve tanto a grande religiosidade brasileira como a conceitos morais ultrapassados. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, sobre violência, em 2015, foram registradas mais de nove mil violações relacionadas somente a população LGBT. Crianças com pais fora do convencional são as que mais sofrem com bullying e falta de respeito, o que evidencia a inexistência de preparo da sociedade em amparar todos os tipos de pessoas.
Diante disso, percebe-se que as famílias tem mudado, mas grande parte da sociedade ainda prefere não encarar essas mudanças. Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para mudar esse quadro social. Por exemplo, a Câmara de Deputados deve promover um pedido de mudança no conceito familiar proposto na Constituição Federal, assim a população saberia que o governo abrange todos os tipos de famílias existentes, não havendo espaço para a intolerância. Além disso, as Mídias poderiam, através de novelas, documentários, filmes, entre outros canais, mostrar as diversidades familiares existentes no Brasil e o seu dia a dia, tornando-as mais comuns à sociedade. Desse jeito, haveria uma quebra de conceitos e, por conseguinte, uma maior aceitação da população ao que acham incomum.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018