Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 2 anos por Cocafa


Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da miséria humana. Talvez hoje percebesse acertada sua decisão: a postura preconceituosa e machista da maioria das pessoas em relação à definição de família é uma das faces mais perversas de uma sociedade excludente que oprime o ser humano. Reverter esse quadro e disseminar um conceito de família baseado na questão sentimental, diante da persistência de pensamentos tradicionais e conservadores, são grandes desafios para a nação.
É preciso analisar, antes de tudo, como o pensamento preconceituoso, individualista e excludente torna rígido o conceito de família. Segundo o filósofo francês Émile Durkheim, o capitalismo prejudica o cenário social e corrói a consciência coletiva ao massificar o individualismo, provocando uma carência social de tamanho imensurável. Ora, a visão de família advinda da união de um homem e uma mulher com o objetivo de reprodução é individualista, preconceituosa e ultrapassada pelo fato de que família representa muito mais do que números e conceitos. Ainda que essa visão esteja muito presente na sociedade, há nos jovens a esperança de um futuro de pensamento mais inclusivo e respeitoso.
Além da rigidez de pensamento do indivíduo, é importante discutir o conceito de família no século vinte e um. A história do Brasil é marcada por diversos episódios de submissão do gênero feminino, que só teve direito ao voto em 1934, e preconceito racial. Qualquer pessoa que destoasse do comportamento típico nas relações humanas, para a época, de um homem ou mulher era considerado anormal e julgado por suas atitudes. Contudo, hoje, diante de uma evidente evolução da sociedade, a liberdade de expressão é garantida civilmente a quase todos e os conceitos determinados para os seres humanos se tornaram, felizmente, mais abrangentes. A afetividade, a atenção e o cuidado com o outro são características muito mais relevantes e importantes dentro de um ambiente familiar.
Enfim, o conceito de família se transformou ao longo do tempo e conquistas foram alcançadas pela sociedade, como a permissão de registro de união estável entre pessoas de mesmo sexo. Entretanto, ainda existem pensamentos preconceituosos. Logo, para acabar com essa ideologia excludente, escola e professores devem promover, em aliança com psicopedagogos convidados, debates e grupos de discussão entre jovens nas salas de aula com o objetivo de mudar o pensamento da futura geração. Outrossim, a mídia deve exercer sua função social ao promover campanhas publicitárias, criadas por graduandos de publicidade em programa de estágio, de cunho reflexivo e expositivo acerca do direito de igualdade de gênero e do conceito afetivo e sentimental de família. Assim, o Brasil terá um futuro mais igual e justo do qual Brás Cubas pudesse se orgulhar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018