Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Muito mais importante que a linearidade de uma definição é a afinidade entre corações. Atualmente, o conceito de família nuclear é apenas mais um. Não importando o sexo de seus integrantes e sim o amor que os une. Mas, infelizmente, muitos ainda não aceitam essas adequações do conceito familiar aos dias atuais.
A família é o fenômeno social presente em todas as sociedades ao longo do tempo, é o primeiro ambiente de socialização do indivíduo e atua como mediadora dos padrões, modelos e influências sociais. Daí a importância de adequar-se ao seu tempo, pois interfere e molda a vida do cidadão dentro e fora de casa. Mudar é necessário, adaptar-se é a única opção para sobreviver. Ainda existem pessoas que não aceitam tais mudanças, o principal desafio é que todos reconheçam a legitimidade dos novos tipos de família. As mudanças na identidade familiar são múltiplas, avós que criam os netos, mãe e filhos, pais e filhos, pais e filhos.
Há quem defenda que não possa existir família diferente do tradicional, pai, mãe e filhos. Onde o pai é o provedor do sustento familiar e a mãe responsável pela organização do lar e criação dos filhos. Hoje, é cada vez maior o número de lares onde a mulher é a provedora financeira, e isso também é uma adequação do conceito familiar. No Brasil, o Novo Código Civil reconhece que unidades familiares são estabelecidas não apenas pelo casamento civil ou religioso, mas também por união estável, comunidade formada por pais ou descendentes. Abrindo o conceito tradicional, deixando de ser baseado em contratos ou relações de sangue e passando a ser alicerçado no afeto que une os integrantes.
Portanto, o mais importante é que a diversidade afetiva e familiar seja abordada de maneira respeitosa, compreendendo antes de julgar. As novas instituições familiares são menos válidas do que as tradicionais. É imprescindível levar mais informação para as pessoas, pois só assim se tornarão mais tolerantes. Para isso, são essenciais campanhas de conscientização sobre esses novos arranjos, com incentivo governamental, veiculadas nas mídias sociais, TV, rádios objetivando alcançar o maior número de pessoas. O investimento na realização e divulgação de pesquisas que comprovem a eficiência da pluralidade familiar auxiliaria para que todas as faixas etárias entendam o valor do amor, não importa qual roupagem ele tenha.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018