Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


A unidade familiar sempre foi vista como meio principal de inclusão social. No entanto, com a ruptura da filosofia medieval surgiram vertentes de pensamentos que até hoje lutam por uma maior aceitação, por exemplo a teoria Darwiniana que embora cientificamente aceita ainda é rejeitada por muitos religiosos. Diante de maior expressividade, alguns conceitos se tornaram defasados e necessitam ser revisados, para que ideias como a de família não tomem uma posição de opressão e exclusão.
O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, explora o conceito de modernidade líquida baseado em acontecimentos do século XX: crise econômica, globalização e avanço tecnológico. Ele aponta uma liquefação dos relacionamentos, pois há um comportamento mais individualista, consequentemente, uniões se desfazem com a mesma facilidade em que foram laçadas. O aumento de divórcios é a prova dessa ideia.Logo, com essa mudança de pensamento, o casamento não é mais um acordo vital, o seu conceito foi alterado e, consequentemente, o de família também deve.
Portanto, a estrutura familiar patriarcal não é a mais comum na sociedade brasileira atualmente. A esposa tem mais autonomia, há a presença apenas da imagem materna ou da paterna, uniões entre o mesmo gênero, etc. Assim, para o governo o qual respeita a todos igualitariamente e para a sociedade que se encontra em constante batalha para uma sociedade justa e sem preconceitos, deve-se entender como família um conceito que abranja a todas as uniões afetivas estáveis que visem objetivos em comum.
Em resumo, a unidade familiar para que continue sendo uma ferramenta de inclusão social precisa se adequar ao pensamento contemporâneo independentemente da tradição. Na sociedade brasileira que busca combater a homofobia, transfobia e o machismo, além de passeatas e campanhas, é preciso aceitar tal diversidades com respeito e imparcialmente. Essa posição deve-se partir principalmente do governo se colocando em uma posição de justiça e igualdade independente ao gênero e opção sexual.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018