Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 2 anos por Karine Felix


Ao longo dos anos, o conceito de "família" se ampliou no Brasil, abordando novas configurações como: o relacionamento de pessoas do mesmo sexo, e que por sua vez possam adotar uma criança; uma mulher ou homem solteiro que optaram por ter uma criança sem obrigação do casamento; uma pessoa que tem apenas seu animal de estimação como família; praticantes do poliamor e entre outras. Porém, essas diferentes abordagens não tem sido aceitas completamente, gerando discussões, preconceito, e até mesmo violência.
Na legislação brasileira a definição de “família” apresentou diversas mudanças. O Código Civil de 1916 descrevia que "família é um agrupamento originado através do instituto do matrimônio". Já em 1988, a Constituição Federal passa a reconhecer além destas, as famílias de pais separados. Finalmente em 2006, ano em que foi criada a Lei Maria da Penha, o conceito de "família" se ampliou, abordando também, as uniões homoafetivas.
Segundo dados do IBGE, 49,9% das famílias do Brasil são formadas por casais heterossexuais com filhos, enquanto que 50,1% possuem formação não tradicional. Tal dado confirma a existência de famílias em novas configurações. No entanto, ainda existe o preconceito, no qual muitas vezes é imbricado ao desrespeito por parte de algumas pessoas, que utilizam da agressão moral e até física à outras incluídas a esses novos formatos de família.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em parceria com o Poder Judiciário e o Executivo, o Poder Legislativo deve elaborar leis mais fortes para casos de violência verbal e não verbal que atacam as pessoas desse ciclo, garantindo sua efetivação. Além disso, como disse o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Ministério da Educação deve instituir nas escolas públicas e privadas, palestras ministradas por professores e psicólogos, que discutam a importância do respeito e a integração, com o fito de diminuir a intolerância ainda existente diante à pluralidade da nova representação familiar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018