Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A família contemporânea brasileira não é mais aquela constituída apenas por mãe, pai e filhos. Essa realidade mudou, pois os núcleos sócias passaram a ser a união entre crianças adotivas, pais separados, madrastas, padrastos, casais homossexuais e descendentes através de novas técnicas de reprodução. O novo conceito familiar tem causado certa polêmica dentro da sociedade, já que muitos não concordam com o padrão estabelecido, tornando medidas necessárias para mudar tais mentalidades.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , os lares modernos somam 28,647 milhões, ou seja, 28.737 a mais que a formação clássica, comprovando que a família brasileira se multiplicou, superando o modelo convencional de casal com filhos. Dessa forma, a representação da nova base familiar contemporânea acabou gerando o descontentamento de indivíduos conservadores, acostumados com o antigo padrão. Nesse sentido, um projeto de lei, chamado Estatuto da Família, o qual define que a entidade familiar é formada apenas pela união entre um homem e uma mulher, está tramitando dentro da Câmara dos Deputados, desconsiderando, dessa maneira, que casais homoafetivos possam vir a ser uma família.
Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. A intolerância dos indivíduos com pessoas homossexuais, transsexuais ou bissexuais, gera a não aceitação dos mesmos dentro da sociedade, já que muitos não entendem que eles possam vir a formar uma família da mesma maneira que um casal de homem e mulher, sendo assim, um dos fatores que impede o problema de ser resolvido. Além disso, segundo Immanuel Kant, ´´ O ser humano é aquilo que a educação faz dele´´, porém, O Ministério da Educação ainda não tomou nenhuma medida, a fim de conscientizar crianças e jovens, para que desde de cedo já entendam a importância de respeitar o próximo da maneira que ele for, mesmo que seu conceito familiar seja diferente.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. Para isso, o Ministério da Educação deve instituir palestras nas escolas, ministradas por professores e psicólogos, abordando conteúdos que revelem o que os homossexuais sofrem com o preconceito de outros indivíduos, sensibilizando crianças e adolescentes, para que assim eles possam entender a importância de aceitar a todos. Além disso, o Ministério da Comunicação deve transmitir propagandas na televisão, nos rádios e nas redes sociais, que demonstrem compaixão e união, conscientizando as pessoas, para que passem a ter mais tolerância com o outro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018