Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Com o advento da Revolução Industrial, o conceito de família passou a sofrer mudanças mais notórias. Grupos sem expressividade, como as mulheres e os homoafetivos, começaram a se destacar em meio a sociedade daquela época, ganhando cada vez mais espaço no panorama político dos centros urbanos e fazendo com que hoje tenham um papel de atuação que influencia diretamente nas modificações que a palavra família recebe.
Pai, mãe e filhos. Esse é o padrão de família que está enraizado na sociedade patriarcal contemporânea. Contudo, esse modelo de família começou a ruir, principalmente, com o avanço de grupos feministas, que lutam por igualdade de gênero e por mais independência do sexo feminino em relação ao masculino. Essa independência pregada por esses grupos incentiva muitas mulheres a tomarem decisões pensando primeiramente em si mesmas, como questões sobre gravidez, dando opção para elas terem ou não filhos, ou adotarem, com ou sem um parceiro.
Concomitantemente a essa maior liberdade do sexo feminino, aparece também mudando o conceito tradicional de família, a comunidade LGBT. Esse grupo, ganha cada vez mais expressividade, e consequentemente, conquista direitos importantes, como a adoção de crianças e jovens e a aprovação do casamento civil. Esses direitos conquistados, faz com que exista atualmente, milhares de famílias com configuração diferente da tradicional, o que não é visto com bons olhos por muitas pessoas.
Para que a pluralidade de famílias exista e seja respeitada pela sociedade, medidas devem ser tomadas. O Ministérios da Educação deve conscientizar desde cedo os pais e as crianças que existe uma diversidade de configuração de famílias, através de debates nas escolas, para que haja respeito à essa pluralidade . É necessário também que o Governo incentive, através de apoio e divulgação, a atuação de grupos que influenciam diretamente na manutenção da diversidade de famílias, como a comunidade LGBT e os grupos feministas. Com a adoção dessas medidas, poderemos viver em uma sociedade mais tolerante às diferenças.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018