Título da Redação: Reescrevendo conceitos

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por JC


Uma família pode ser definida como a reunião de várias pessoas, ligadas ou não por laços sanguíneos, que lutam por objetivos comuns. Por muito tempo, esse grupo era formado pelo homem, pela mulher e pelos filhos. Entretanto, as conquistas políticas, sociais e civis que ocorreram ao longo da história, reestruturaram o antigo conceito de unidade familiar. Hoje, os lares se configuram de diferentes maneiras, exigindo uma reformulação sobre o que é ser família no século XXI. Para compreender essa nova realidade, é preciso caracterizar os novos modelos familiares em nossa sociedade.
Primeiramente, deve-se observar que as mulheres alcançaram direitos que lhes foram negados por um longo período, como o emprego assalariado e a formação universitária. Após essas conquistas, o considerado "sexo frágil" deixou de ser apenas uma figura representativa da família, tornando-se agentes de suas próprias conquistas. Com isso, o velho conceito familiar foi modificado e, hoje, tem-se famílias nas quais o homem é responsável pelo cuidado da casa e dos filhos enquanto a esposa trabalha.
Em segundo lugar, cresceu-se o número de lares nos quais a família é representada somente pelos filhos e por um dos progenitores, o pai ou a mãe. Essa realidade foi constatada por uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na qual 33% dos entrevistados afirmaram viver segundo essa configuração familiar. Dessa forma, a figura de um pai e de uma mãe vivendo juntos perde a validade para caracterizar a família do novo século, pois esta não depende daqueles para se firmar como uma unidade válida diante da sociedade.
Além disso, atualmente se observa uma abertura maior para as questões relacionadas aos direitos sexuais permitindo, por exemplo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Essa conquista, além de ser fundamental por garantir o respeito ao diferente, também está modificando a configuração familiar. Muitas famílias passaram a ser formadas por crianças que são cuidadas por dois homens ou duas mulheres. Esses lares não se diferenciam dos tradicionais, pois a função familiar continua sendo a mesma: a luta por ideais comuns.
O conceito de família foi, portanto, modificado e adaptado à nova realidade, deixando de ser tradicionalmente formado somente pelo pai, pela mãe e pelos filhos. Porém, é preciso estar atento a essa nova realidade, para que o preconceito diante do novo não prejudique as novas unidades familiares. A escola é fundamental nesse processo. É preciso instruir as crianças desde cedo para que elas possam perceber que uma família pode ser formada de diferentes maneiras. Aulas e palestras sobre o tema cumprem essa função. A mídia, grande formadora de opiniões e valores, também é um agente essencial. Os novos modelos familiares podem ser explorados através de novelas e propagandas. E, por último, o Estado deve criar leis e continuar garantido direitos igualitários para todas as famílias, Com o Papa Francisco devem estar todos: "A família é parte essencial da sociedade, independente da forma que se organizam".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018