Título da Redação: Relações evoluídas

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariela Bonizio


O conceito de família pode ser entendido como um conjunto de pessoas que compartilham laços de sangue e de afinidade. Em uma análise mais profunda, pode-se dizer que esse último é o mais importante, uma vez que as configurações familiares são diversas, nos mostrando que o amor entre seus entes supera a consanguinidade e a reprodução biológica. Nesse sentido, é dever de todos reconhecer e respeitar essas novas relações.
O principal foco de discussões no Brasil é a união entre homossexuais. Apesar do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo ser legalizado, esses casais ainda sofrem com o conservadorismo, que considera legítima apenas a família tradicional, composta por pai, mãe e filhos, evidenciando que grande parte da população valoriza mais os laços de sangue do que o carinho e o afeto entre os indivíduos.
Além da questão da homoafetividade, outras configurações sofrem preconceito. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 50,1% dos lares brasileiros são constituídos por 19 tipos de laços de parentesco: casais sem filhos, pessoas morando sozinhas, crianças adotadas, filhos gerados a partir de tecnologias reprodutivas, mães e pais solteiros, avós criando netos, casais divorciados, entre outros. Isso nos mostra que assim como a tecnologia, o conhecimento e a comunicação, as relações humanas também evoluíram, cabendo à sociedade aceitá-las e respeitá-las.
Fica claro, portanto, que os modelos familiares são plurais, sendo todos eles igualmente legítimos. Por isso, o governo deve trabalhar para que essa diversidade seja protegida e aceita, além de garantir os direitos de liberdade e igualdade a todos os integrantes dessas novas famílias. Já a mídia, através de programas na televisão, blogs e revistas, possui papel essencial na informação dos indivíduos acerca das relações no mundo contemporâneo, visando conscientizá-los. Finalmente, devemos agregar a escola a esse movimento para que, desde cedo, as crianças sejam ensinadas a conviver com as diferenças e a compreendê-las.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018