Título da Redação: Revendo conceitos

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Ao longo da civilização humana, o mundo sofreu varias transformações no campo social, politico e civil, reestruturando, dessa forma, conceitos como o de unidade familiar. Hoje em dia, essa definição pode ser vista como uma interação entre pessoas que possuem grande afinidade sejam elas ligadas ou não por laços sanguíneos. Desse modo, devemos buscar compreender essa nova realidade para posteriormente caracterizar os novos modelos familiares presentes.
Primeiramente, é importante observar que o papel da mulher na sociedade foi transformado. Com o passar dos anos, o chamado “sexo frágil” conseguiu a garantia de vários direitos sociais, como o de trabalhar, e passaram de simples domesticas para mão-de-obra no mercado de trabalho. Dessa forma, muitas delas tornaram-se chefes do lar, alterando o velho conceito familiar presente no modo patriarcalista, no inicio da republica.
Em segundo lugar, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que 33% dos entrevistados afirmaram que em seus lares a família é representada apenas pelos filhos e um dos progenitores, ou seja, o pai ou a mãe. Isso deixa claro, portanto, que a definição de unidade familiar deve ser observada muito além da composição da figura paterna e materna morando no mesmo local.
Por fim, percebe-se nos dias atuais que existe uma maior aceitação e flexibilidade ao ser tratar dos direitos sexuais, como é o caso do casamento entre indivíduos do mesmo sexo. A consequência disso, é que muitas famílias passaram a ser formadas por essas pessoas juntamente com uma criança, mudando também os conceitos tradicionais, porém mantendo a função familiar e social em busca dos seus ideais.
Diante do exposto, fica claro, portanto, que o conceito de unidade familiar foi modificado, deixando de ser formado somente pelo pai, mãe e filhos. Entretanto é importante combater o preconceito diante dessa nova realidade, por meio de palestras instruindo as crianças nas escolas, campanhas educativas por parte do governo e organizações não governamentais (ONG´S), por meio das mídias sociais, entre outros. Além disso, o Estado deve criar e executar leis para garantir os direitos igualitários a todas as famílias e um modo de vida melhor para todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018