Título da Redação: Sem título.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Arthur Bortone


Pai. Mãe. Avós. Irmãos. Com o passar dos anos a visão padrão de família nuclear como absoluta torna-se obsoleta. Seja pelo ganho de direitos femininos, pelo direito de união homo afetiva ou até mesmo a nova conjuntura econômica mundial tornaram o termo família um coletivo que abrange uma infinidade de indivíduos. Porém, os deveres dessa instituição quanto aos seus indivíduos foram mantidos com o decorrer do tempo, provando assim a legitimidade da constituição plural do âmbito familiar.

As decorrentes crises econômicas dos séculos XX e XXI, trouxeram mudanças significativas na hierarquia das residências urbanas. Outrora encarregada do serviço doméstico, o gênero feminino assume importante papel na economia e, simultaneamente, consegue sua base de direitos civis. Com a garantia de renda e principalmente o direito ao divórcio, as mulheres derrubam o primeiro paradigma de família e ao mesmo tempo postulam o conceito de mãe solteira. Provando assim que tal paradigma já fora derrubado e, ao mesmo tempo, está em constante evolução com a obtenção de direitos pelos homossexuais.

Todavia, o conceito essencial de família não está atribuído primordialmente na sua constituição, e sim nos deveres a ela atribuídos.Tal grupo deve garantir afeto e segurança aos constituintes. Quanto a prole, deve garantir a construção de um indivíduo respeitoso e social, com os valores básicos de educação.

Fica claro, portanto, que o decaimento da formação tradicional familiar já é evidente.Porém, o papel social associado à esta instituição permaneceu imutável. Para a garantia de um desenvolvimento social justo e íntegro, são necessárias algumas medidas: Reformulação do sistema educacional básico, por meio do Estado. A fim de, a longo prazo, postular na cultura geral os novos parâmetros familiares, e sua constante evolução. Também, é necessária a educação por meio da família, quanto a valores básicos de respeito e tolerância, para assim ampliar a aceitação dos mais variados tipos de família que já são realidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018