O conceito de família, desde sempre foi constituído pela a presença de um homem e uma mulher que regem e prezam pelo bem estar das pessoas que com eles convivem. Mas na sociedade contemporânea essa definição já não é a mesma,pois através dos vínculos homo afetivos,pensar em família atualmente é pensar além do modo tradicional.
O grande problema deste tipo de união é o preconceito e desrespeito vivido pelas pessoas que nela estão,como se elas não tivessem o direito de constituir uma família e viver livremente com suas escolhas. É muito comum surgir questionamento quanto a criação de uma criança dentro de uma família homo afetiva,porém o desenvolvimento deles não depende somente da forma em que sua família foi criada,e sim do tipo de afeto que ela receberá dentro dela.
É imprescindível que haja uma certa tolerância por parte da população em relação aos novos meios familiares que estão sendo criados,pois através deles também detém o direito de se relacionarem e conviverem da forma em que eles desejam.