Título da Redação: Um não ao conservadorismo

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


A configuração de família contemporânea ,deixou de ser apenas aquela tradicional, composta por homens e mulheres ,para dar espaço à uma multipolaridade de novos retratos familiares no Brasil. Essas novas organizações, que vão desde casais homoafetivos, avós ou tios assumindo papel de pai e mãe e até aquelas formadas por uma mãe ou um pai, estão conquistando seus postos na sociedade.No entanto, esses grupos ainda sofrem preconceitos por aqueles que fixam-se em valores conservadores e moralistas, e que devem ser combatidos o quanto antes.
Em primeiro ponto, é preciso frisar que embora tenham surgido essas diferentes facetas que compõe a estrutura de uma família, o conservadorismo por parte da população ainda é latente, em que predominantemente, essa parcela se recusa a aceitar o indiferente e não considera normal uma família que não seja formada por uma mãe e um pai. Ademais, recentemente foi aprovado pelo Estatuto da Família na Câmara dos Deputados, a única definição de família, na qual é formada somente por um homem e uma mulher. Em virtude disso, foi fomentado um sentimento de revolta por aqueles que são contrários à essa decisão, por visualizarem essa proposta como uma intolerância aos casais homossexuais, por não serem definidos oficialmente como uma família.
Somado a essa conjuntura, é válido pontuar o mal do conservadorismo, dado que a partir dele pode vir a surgir a violência, em que analogamente, foi visto meses atrás, um episódio no qual um jovem de 14 anos foi assassinado por ser filho de um casal homossexual. Desta forma, percebe-se a relevância de combater esse lado intolerante de uma população que não aceita o diferente.
Portanto, fica claro no mundo contemporâneo, a crescente criação de novas definições de família. Não obstante é necessário dar um grande passo para que estas sejam amplamente aceitas e respeitadas. Para que isso ocorra, a escola deve ensinar desde os pequenos até os adolescentes, a respeitar as diferenças, debatendo mais sobre assuntos sociais, políticos e religiosos nas ciências humanas, como filosofia e sociologia, para formar mentes pensantes e que cultuam o respeito mútuo e equidade. O Estado, deve impor que seja feita outra comissão no Estatuto da Família, para que possam definir também como família os casais homossexuais, de mesmo modo, vigiando e punindo aqueles que forem intolerantes e desrespeitosos aos novos grupos familiares, para que assim o lema da obra de Foucault, "Vigiar e Punir" ,se efetive em nossa sociedade, com o intuito de que as famílias sejam aceitas independente de quem as forme.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018