Título da Redação: Um novo olhar sobre a família

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Conforme a definição do dicionário, família é um núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantém entre si relações solidárias. Sabe-se que esse conceito abrange todos os modelos de família, não só o de pai, mãe e filhos. Porém, a aceitação das diversas formas de família ainda é um obstáculo no período contemporâneo, pois as pessoas esquecem que o essencial nesse vínculo é o amor e a união entre os indivíduos. Devido a isso, muitas políticas, leis, meios de comunicações e campanhas estão em conjunto para diminuir o preconceito existente.
É notório que a base dos modelos familiares vem de uma sociedade conservadora, contudo, no decorrer dos anos a família passou a abranger diferentes conceitos. Consta-se que após a Revolução Industrial, a família começou a perder a cultura do matrimônio, do patriarcalismo e da obrigação de ser formada pelo núcleo pai, mãe e filhos. Isso abriu espaço a uma família em que os filhos são criados só pela mãe ou pelo pai, por casais homossexuais ou até uma família que não possui filhos. Entretanto, é evidente que grande parte da sociedade ainda não aceita esses novos modelos familiares. É muito comum que tais indivíduos contrários julguem que ser mãe solteira é vergonhoso e que não pode haver conciliação entre pessoas do mesmo sexo. Porém, os defensores dessa ideia se esquecem de que os pilares essenciais para a formação de uma família é o amor, a fraternidade e o respeito, o que em muitas famílias tradicionais não está presente.
Além disso, percebe-se que há uma grande política em prol da aceitação dos novos modelos de família. É evidente que no âmbito jurídico muitas conquistas já foram alcançadas visando o novo padrão familiar, como leis que aceitam a união homoafetiva e a adoção de crianças por esses casais. Todavia, culturalmente há muito a se fazer para que essa nova representação passe a ser mais aceita pela sociedade. Em vista disso, nota-se que a mídia, com seu poder de influência e persuasão, está promovendo a aceitação desse paradigma com eficiência por meio de novelas, filmes e propagandas transmitindo exemplos desses novos padrões de famílias a fim de conscientizar a população e habituá-la com esses atuais modelos.
Desse modo, é evidente a necessidade de o governo aprimorar as leis que promovam direitos iguais a todos os cidadãos. Cabe à escola e à família trabalhar valores como o respeito e a igualdade com as crianças e adolescentes, independente do modelo familiar em que estão inseridos. Além disso, a mídia deve continuar a exibir exemplos de todos os modelos familiares existentes, pois por influenciar no pensamento das pessoas, esse meio irá auxiliar a sociedade a ter outra perspectiva desse tema e assim irá colaborar com a igual aceitação de todos no meio social contemporâneo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018