Título da Redação: Um país de todos?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O padrão de família determinado pela sociedade é aquele dos comerciais de margarina, que apresentam um núcleo formado por pai, mãe e filhos. Acontece que a realidade é mais plural, pois há famílias formadas por casais homossexuais, mães ou pais solteiros, avós que criam netos, entre outras, que sofrem resistência da ala conservadora dos governos e da sociedade como um todo, além de serem comumente ignoradas pela mídia.
Grande parte da população brasileira tem ideais conservadores, o que pode ser resultado de ideais religiosos enraizados na cultura, que estipulam o que é ou não correto. O problema é que os políticos fazem parte dessa população, então alguns tendem a reproduzir tais ideais, o que acaba repercutindo em propostas como o Estatuto da Família, que dita que família é formada por pai e mãe, e que só essas estariam aptas a receber auxilio do Estado. Esse tipo de atitude carrega muitos preconceitos, entre eles a homofobia, que vai de encontro aos Direitos Humanos e, portanto, não deveria aparecer em decisões legislativas.
Em uma recente novela no horário nobre, Fernanda Montenegro atuou como uma senhora lésbica que criou um menino com sua amada esposa. Essa representação atípica na mídia causou o furor de muita gente, que se sentiu ofendida pela rara visualização do casal homossexual como ele é: igual a qualquer outro, formado por amor e respeito. O recorrente apagão sobre a diversidade do núcleo familiar é um reflexo da sociedade, mas também é uma irresponsabilidade da mídia, que possui grande poder transformador.
Desse modo, é necessário reconhecer a pluralidade do conceito de família, que engloba os mais diversos núcleos familiares. Para isso, é preciso desconstruir o padrão, o que pode ser feito por meio de uma maior representação na mídia e pela educação tanto no lar quanto nas escolas. Se as crianças aprendem desde cedo que é possível, por exemplo, ter duas mães, elas não irão reproduzir preconceitos mais tarde. Além disso, é importante estar atento ao que ocorre na política, pois os políticos decidem sobre os aspectos mais importantes da sociedade, mas é esta que decide seus representantes. Assim, é possível alcançar um país que seria, realmente, de todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018