Título da Redação: Um quebra-cabeça diferente

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 2 anos por Lola


Desde 1840, período do 2º Reinado no Brasil, é presente na sociedade uma divergência de ideologias: liberalista e conservadora. Devido a isso, alguns conceitos sofrem discrepância quando comparados. Um exemplo é o conceito de família, que passou por alterações quando o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união homoafetiva. Essas e outras modificações são consequências da era tecnológica e da maior liberdade sexual.
Ao longo dos avanços tecnológicos, o corpo social teve de adaptar-se ao parâmetro público vigente. Ao dinamizar o cotidiano, até mesmo as relações familiares tiveram de ser reavaliadas. Isso favoreceu a aproximação ou o afastamento familial, acarretando diferentes núcleos domésticos.
Em se tratando de liberdade sexual, a Revolução Sexual trouxe desafios ao código padrão comportamental. Aquilo que era incomum e censurado passou a fazer parte do dia a dia global. Como resultado, a liberdade deu-se também naquilo que era considerada a família tradicional, que passou a abranger diversos significados.
Portanto, percebe-se a necessidade de renovação no conceito família e a divulgação da mesma. As escolas e prefeituras devem abordar os diferentes significados da definição familiar e sua validez, fazendo campanhas e trabalhos. Desse modo, o cidadão, seja ele criança ou idoso, entende o valor do respeito e contribui para uma sociedade em harmonia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018