Título da Redação: Uma sociedade com diferentes modelos familiares

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Matheus Queiroga


É necessário afirmar que o conceito de família sofreu modificações com o decorrer dos anos. Estas apresentam novas formas de convivência, algumas positivas e outras, infelizmente, negativas. Dessa forma, medidas cujo objetivo seja combater modelos negativos da sociedade devem ser apresentadas.
No passado, lamentavelmente, a união homoafetiva era discriminada - e ainda é -, e casar-se com pessoas do mesmo sexo era uma prática intolerável e proibida. Todavida, hoje, esse conceito, com o auxílio do Estado, enfrentou paradigmas tradicionais e sofreu alterações. Já é possível a realização de casamentos civis homoafetivos. Essa mudança foi importante para a sociedade, pois, com ela, a real função de uma família se tornou evidente. De encontro com pensamentos preconceituosos e tradicionalistas, os quais ainda existem, uma família não se baseia somente em relacionamentos intersexuais, nem em ter filhos, mas sim no afeto e no cuidado, seja estes para com si ou para com o outro.
Em contrapartida, as novas famílias que surgiram na modernidade enfrentam um problema em relação ao tempo destinado a sua própria manutenção. Seja essa manutenção individual, relacional para com o casal ou relacional para com os filhos. Isso ocorre devido ao aumento do número de atividades para se cumprir no cotidiano. Em consequência disso, percebe-se pais sem tempo para cuidar dos filhos e educá-los, casais sem tempo para melhorarem a relação, e indivíduos sem tempo para cuidarem de sua própria saúde, física ou psicológica. Assim, aumenta-se o número de jovens com depressão, envolvimentos com drogas, divórcios, dentre outros problemas que acabam afetando a sociedade.
Portanto, é dever do Estado e do indivíduo alterar esse cenário. O primeiro aumentando a fiscalização de famílias negligentes por meio de políticas punitivas, e promovendo campanhas que incentivem a importância de uma família no contexto social. O segundo deveria se policiar, e tentar distribuir melhor a carga horária semanal, assim reservando tempo para dar a atenção necessária às famílias.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018