Título da Redação: Vivendo em torno de um objetivo comum

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 3 anos por Camilla Silva


A família tradicional composta por um pai, uma mãe e filhos não é mais tão comum em nossa sociedade, hoje em dia podemos presenciar diversos tipos de relações familiares. Assim, cujo próprio nome diz - família - denomina a um conjunto de pessoas que vivem em torno de um objetivo comum. Entretanto, como toda mudança de pensamento, a ideia de abandonar essa composição tradicional acaba por gerar o preconceito com os componentes desta "nova" família contemporânea.
Casais homossexuais como qualquer outro casal, deseja compor sua própria família e por isso o número de adoções e inseminações artificiais estão aumentando com o tempo. O preconceito com qualquer um dos componentes da família são abomináveis, pois as pessoas esquecem que um dos principais "ingredientes" para que uma família seja feliz é o amor, e isso é o que muitas dessas novas famílias contemporâneas estão em busca, poder ter e trazer alegria a alguém mas, infelizmente são vistos com outros olhares que condenam o seu comportamento por não seguir os padrões impostos pela sociedade e que estes não desejam seguir. O número de crianças em adoção diminuiria drasticamente se não houvesse tanta burocracia para adoção, devido ao preconceito.
Hoje, o número de mulheres que desejam ser mães solteiras surpreende a todos, muitas acreditam que não precisam da presença de um homem para auxiliar na criação de um filho e por isso optam por tê-los sozinha. As mulheres que são mães solteiras são vistas como incapazes de suprir todas as necessidades desta criança e por isso são vistas de forma preconceituosa por muitos que as veem com descaso ou denigrem a sua imagem por sua opção de ser mãe sozinha. Cuidar não é para todos, e muitas vezes quem faz essa opção consegue educar muito melhor essa criança do que se este tivesse uma família que seguisse os padrões e vivesse somente no tradicional.
Contudo, é preciso analisar que toda forma de carinho, amor e educação são válidas. A partir do momento em que se deseja algo devemos fazer o melhor para nossa escolha, podemos sim abandonar alguns padrões e fazer valer o significado de família, vivendo em torno de um objetivo comum. Para resolver o problema podemos mostrar essas afetividades para todos, realizando documentários reais com essas famílias que podem ser feitos por diretores de cinema ou amadores, e divulgados nas redes sociais e mídias sem nenhum custo, para que as pessoas consigam abolir esse preconceito e entender que família é muito mais do que seguir padrões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018