Título da Redação: 1000 formas de ter medo.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Tinashe


Maquiagem. Dieta. Alisamento. Tingimento capilar. Mesa cirúrgica. Hipersexualização. E é assim que funciona o mundo atual, onde o ser humano é exposto e padronizado desde cedo para fazer parte da rotulação que a sociedade propõe para que cada um seja aceito. O padrão de beleza é algo inalcançável, doloroso, arriscado e degradante que afeta boa parte da população brasileira tornando uma obsessão que leva a morte em muitos casos. É possível achar um meio termo entre a estética e o amor próprio?

O padrão de beleza eurocentrico está cada dia mais evidente, e sempre sendo ressaltado em comerciais, novelas, filmes ou em quaisquer meios de comunicações, pois mesmo que de uma forma sutil e desonesta, ela vem envenenando a mente daqueles que não se sentem representados e nesse meio. Há uma cobrança excessiva em torno das pessoas negras para que as mesmas tentem esconder todos seus traços herdados dos seus antepassados e se submetam a ditadura européia para que consigam ser notados, amados, respeitados por essa sociedade que vive de aparências.
Entretanto, enquanto apenas um lado corre atrás de toda essa atenção, um outro lado está à espreita e esperando essa falta de empoderamento pessoal para se beneficiar. Lojas de cosméticos, clinicas de estéticas, salões de belezas e a sociedade patriarcal. Esses são as sanguessugas decrépitas que exigem e ressaltam diariamente que o seguir padrões só trará benefícios e uma pseudo-felicidade para o ser humano.
Infelizmente, é apenas um jogo de lágrimas e sofrimento para muitos. Com a ascensão dos tratamentos estéticos muitos têm se submetidos às mesas cirúrgicas e por ali mesmo ficam, pois ocorrem infecções, problemas de saúde e imprudência de profissionais durante a realização dos mesmos. A internet é uma dos percussores desses problemas por haver uma certa facilidade de expor opiniões, muitas delas veladas com discurso de ódio e imposição de padrões.
É importante salientar que o empoderamento pessoal é fundamental para que haja um crescimento tanto pessoal quanto profissional. Sendo assim, não haverá restrições ou proibições para aqueles que desejam alcançar determinados padrões, desde que os mesmos se sintam felizes consigo mesmos e não sintam obrigações de fazer aquilo para o agrado de terceiros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018