Título da Redação: A beleza como mercadoria

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Junior Camargo


Guy Debord, em "A Sociedade do Espetáculo", propôs que os valores sociais invertem-se concomitantemente ao movimento de ascensão do imagético em detrimento do real; ou seja, quando a imagem, o "espetáculo" passa a ser realidade social, a realidade torna-se espetacular - no sentido de irreal, utópica -, assim como seus valores éticos e estéticos. Estes são, infelizmente, os valores das atuais sociedades capitalistas ocidentais - para Debord, baseadas no último grau de alienação do trabalhador em relação à produção: o próprio espetáculo.
Essa criação de valores é desenvolvida pela mídia, que visa aumentar a demanda por produtos desenvolvidos pelas indústrias que a sustentam. Ocorre, então, a fetichização da estética, da beleza, que passa a ser, dessa maneira, mercadoria. Entretanto, como o indivíduo real jamais alcança o padrão determinado pela mídia, grandes problemas sociais são gerados, como a alienação do cidadão, que passa a associar felicidade a beleza artificial e bens materiais e, consequentemente, torna-se consumista.
A criação dessa demanda gera problemas relacionados à sustentabilidade ambiental e à sanidade mental do indivíduo. Aquele é agravado pela necessidade cada vez maior de insumos para a produção da beleza midiática e de testes em animais para a criação de cosméticos; este se dá pela frustração causada pelo infindável não alcançar da beleza desejada, o que pode levar a distúrbios psicológicos, como à anorexia e à depressão.
Portanto, a partir dos fatos e argumentos supracitados, conclui-se que o padrão de beleza ditado pela mídia é destrutivo e deve ser descartado ou adaptado à realidade por meio da tomada de consciência do indivíduo e do setor privado, produtor do espetáculo. O Poder Público deve agir de maneira a regulamentar o conteúdo propagandístico, não impedindo a comercialização da mercadoria, mas alertando o cidadão, por meio de propagandas e de programas escolares, sobre os males que podem ser causados pelo consumismo, pela alienação e pela busca de uma beleza artificial inalcançável e insustentável.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018