Título da Redação: A beleza como objeto de consumo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabrielle Vieira


O culto ao corpo teve início na Grécia e no decorrer do tempo ele assumiu diferentes padrões, sendo que na Idade Média chegou a ser deixado de lado devido as crenças religiosas. Porém, atualmente, com a ascensão do capitalismo a indústria e a mídia começaram a comercializar "corpos perfeitos" tornando a forma física mais um objeto do consumismo.
Pode-se associar esse fenômeno com o que Karl Marx chamou de fetichismo da mercadoria e reificação do homem, uma vez que prevalece a mercadoria em detrimento das relações humanas. Afinal, vale-se de tudo para conquistar o corpo perfeito, o produto ganha vida e parece não existir felicidade sem adquiri-lo, sendo usado muitas vezes de meios prejudiciais a saúde do indivíduo para conquistá-lo.
Mediante a essa situação, pode ocorrer distúrbios como a anorexia e a bulimia que se não forem tratados pode ocasionar a morte. Além disso, há o uso desenfreado de anabolizantes e a grande procura por cirurgias plásticas que também podem causar danos irreversíveis a saúde.
Faz-se necessário, portanto, uma restrição as propagandas e comerciais que exaltem demasiadamente a forma perfeita e que a sociedade adquira consciência e una-se de maneira a propagar mensagens de aceitação, afinal todos tem defeitos, fotos de revistas não demonstram corpos reais. Ademais, os governantes também devem promover campanhas com esse intuito e mostrar que o importante é estar saudável.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018