Título da Redação: A beleza de ontem não é a mesma de hoje

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Jéssica Valverde


A sociedade passa por constantes mudanças, e o padrão de beleza, estereótipo ideal imposto ao indivíduo, segue o mesmo ritmo. O gênero mais afetado, alvo de maiores exigências, é o feminino. A mulher, antes da Segunda Guerra, quando ainda não haviam adquirido autonomia, possuía apenas uma qualidade valorizada, a beleza. E a busca incessante por tais padrões, somado ao fanatismo e à imprudência, leva a medidas que podem ser danosas á saúde.
Assim como evidenciado no romance Memórias Póstumas de Braz Cubas, uma obra realista, a qual possui uma passagem em que Braz se encanta com sua pretendente, mas não a quer, pois possui um problema: " És bela, mas coxa". Por seu pequeno defeito de mobilidade, a moça perde seu pretendente, e suas demais qualidades, são desconsideradas.
Houve uma época em que mulheres desejadas, eram aquelas que possuíam pele clara e excesso de peso, musas de inúmeras obras, como Venus. Padrão restrito apenas a mulheres de alto poder aquisitivo, que não precisavam estar em contato diário com o sol por conta do trabalho e possuíam fartura de alimentos. Anos depois, valorizava-se mulheres de seios fartos e cinturas estreitas, obrigando-nas a usar apertados corpetes, que com o uso frequente pode oferecer danos aos órgãos abdominais.
Atualmente, mesmo com a autonomia da mulher, sofremos com a imposição de padrões, principalmente por parte da mídia. E com as facilidades que a tecnologia proporciona, é mais difícil manter-se em forma. Para driblar o ganho de peso, os inconsequentes, optam por dietas restritas que podem ocasionar futuros transtornos alimentares como Anorexia e Bulimia.
Em suma, não há como fugir dos padrões de beleza, pois são parte constituinte da sociedade há vários séculos, provados pelas obras das respectivas épocas, representando a mulher ideal de seu tempo. No entanto, segui-los sem prudência ou planejamento, pode levar a consequências posteriores. Para que isso não ocorra, deve-se ter disciplina, não se deixar levar pelo comodismo e buscar profissionais qualificados, para que os resultados sejam adquiridos de forma saudável.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018