Título da Redação: A Beleza e o capital

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


O consumismo é uma forte característica da vida contemporânea. É a essência do capitalismo, ou seja, venda de produtos e serviços com interesse apenas no lucro. Interesse que ultrapassa questões ideológicas e médicas. Cada dia com mais frequência os meios de comunicação em massa, como por exemplo a TV, vendem direta ou indiretamente o modelo do corpo perfeito, onde uma sociedade capitalista, por sua vez, compra o produto cada vez com mais facilidade. Essas pessoas estão em busca do corpo perfeito ou tentando se enquadrar em um padrão de beleza que a sociedade os impõe como única forma de serem aceitos e felizes?
Uma sociedade capitalista é caracterizada no seu princípio mais importante: o lucro. É imposta uma cultura (ou falta de) do corpo perfeito. As pessoas mascaram suas ideologias esquecendo-se do que realmente precisam para serem felizes e minimizam riscos das cirurgias plásticas e de aplicações hormonais. As celebridades da TV impõem de certa forma essa falta de cultura e modelo do corpo perfeito quando não é visto pessoas obesas atuando em alguma novela ou apresentando algum programa de TV por exemplo. Quando isso raramente acontece, nas novelas o obeso geralmente é hostilizado e com certeza fará o papel principal.
Modelo de corpo perfeito se tornou sinônimo de felicidade. As pessoas acreditam que precisam de próteses de silicone, musculos grandes ou peles sem rugas para serem aceitos e felizes na socidade em que vivem. Apesar dos inúmeros casos de reijeição, infecção e até morte que surgem diarimente, homens e mulheres compram e ingerem produtos negligenciados, realizam cirurgias plásticas muitas vezes de forma ilegal sem procurar um especialista, em busca de um estereótipo falso do corpo perfeito imposto pela própria sociedade e vendido pela mídia.
A influência dos meios de comunicação é cada vez maior, a ganância pelos lucros torna essa disputa covarde. Crianças crescem com uma opinião manipulada sobre padrão de beleza e consequentemente sobre o que precisam para alcançar a felicidade. Não se pode retirar todas as influências dos meios de comunicação, mesmo por que trata-se de uma sociedade capitalista. Mas é um dever do Estado propagar informações sobre os riscos que o cidadão corre, sejam as rejeições, infecções ou pela procura de falsos médicos. Dessa forma o cidadão tem em mãos a essência e maior característica de uma democracia: o direito de escolha.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018