Título da Redação: A busca pelo inatingível

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Roberta Maria


A Indústria Cultural promove a alienação da sociedade, por meio das propagandas, com o objetivo de dissipar suas ideias e conquistar um público consumidor. Desse modo, a mídia impõe um padrão de beleza, no qual conquista-lo é sinônimo de felicidade e bem-estar. Entretanto, a maioria das pessoas buscam uma meta que é criada pelas empresas de beleza, ou seja, é ficcional. Essa busca utópica proporciona consequências reais em pessoas que são facilmente maleáveis.
Nesse contexto, os meio de comunicação utilizam estratégicas de marketing, para induzir a parte subconsciente do cérebro e torna-las influenciáveis. Os recursos selecionados para proporcionar essa alienação são as cores, os sons e as formas. As tonalidades escolhidas, geralmente, são o vermelho, laranja e amarelo, que estimulam atividade mental e promovem o desejo, alegria, felicidade e ação. Já os slogans são feitos para serem mais fáceis de memorizar, portanto são curtos e têm rimas. Quanto nas formas é usado os programas de computação gráfica, como o photoshop, a fim de tornas as modelos perfeitas e simétricas, através da diminuição da barriga, e aumento dos seios e da bunda.
Outro fator existente são as consequências para as pessoas que desejam serem iguais as modelos das propagandas. Primeiramente, as mulheres fazem dietas que alteram todo o organismo. Estas são pobres em carboidrato que fazem o metabolismo ficar lento e utilizar as reservas de energia presentes nos adipócitos. Contudo, em geral, as dietas não são duradouras e, quando o indivíduo voltar a ingerir refeições mais energéticas, o organismo não voltar a acelerar e, dessa forma, irá acumular muito mais energia, que transformará em gordura.
Ainda convém lembrar que permanecer mais de três horas sem comer gera queda de pressão arterial, dor de cabeça, palidez e fraqueza. Além disso, a obsessão, para atingir o padrão de beleza imposto pela mídia que é irreal, gerará depressão, ansiedade, bulimia, anorexia, mudanças hormonais e, consequente, alterações de humor, já a longo prazo e sem cuidados adequados, pode até levar a morte.
A fim de solucionar tal problemática, é necessário que as escolas promovam, por meio de campanhas e palestras, ensinamentos para impedir a influência pelos meios midiáticos, com o objetivo de formar pessoas mais críticas. Além disso, o Ministério da Saúde deve dissipar as consequências que a obsessão pela busca do padrão de beleza pode causas na sociedade, através de propagadas, para conscientizar a população. Ademais, as prefeituras devem promover o incentivo a adesão de hábitos mais saudáveis, como palestras de culinária com nutricionistas e médicos, além da construção de espaços para fazer exercícios físicos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018