Título da Redação: A ditadura da beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por junior


Desde a antiguidade o ser humano estabelece padrões de beleza dentro da sociedade. Na Grécia, por exemplo, o corpo belo era aquele que mostrava harmonia e proporção entre as partes, sendo, inclusive, objeto de disputa e guerras, como a bela Helena de Tróia. Nos dias atuais, a indústria da moda, bem como a mídia ditam os novos parâmetros da beleza. Entretanto, essa busca pela perfeição pode trazer danos à saúde, além de problemas psicológicos.
Os meios midiáticos buscam passar para a sociedade, cada vez mais, os padrões do corpo perfeito, seja em comerciais, novelas, filmes e até programas ligados à saúde. Com isso, uma grande parcela da população sente-se insatisfeita com sua aparência, buscando, os parâmetros da beleza através de uma rígida alimentação, roupas, perfumes, cremes, cirurgias plásticas, bem como as academias. Porém, em diversas ocasiões, essa ditadura do corpo belo, leva muitos indivíduos a descuidarem de sua saúde, como casos de cirurgias mal sucedidas em clínicas clandestinas, assim como pessoas que adquiriram à anorexia pela falta de alimentação.
É notório que a indústria da moda, também impõe seus critérios de beleza, por exemplo, em desfiles nas passarelas com as roupas e o belo corpo da modelo. Essa situação, muitas vezes, levam uma parte da sociedade a se sentir fora dos padrões da perfeição, ocorrendo distúrbios psicológicos, na qual acarretam problemas, como a depressão. Com isso, essas doenças neurológicas podem levar várias pessoas ao desemprego, baixo rendimento escolar e até mesmo ao suicídio.
Portanto, diante dos fatos analisados, a conclusão é que a busca insensata pela beleza pode trazer malefícios a saúde da sociedade. É necessário que a população informe-se melhor antes de aderirem à tratamentos estéticos e dietas milagrosas, para não ocorrer nenhum risco ao seu organismo. É preciso, também, que o Estado, juntamente com a mídia mostre às pessoas que a valorização à saúde deve vir em primeiro lugar, bem como quais problemas a busca desenfreada pela perfeição pode acarretar no futuro. Ademais, é imprescindível que os indivíduos que se sentem insatisfeitos com seu corpo, busquem ajuda psicológica, a fim de valorizar a qualidade de vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018