Título da Redação: A ditadura da beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Percebe-se no cenário social contemporâneo, uma grande importância atribuída à estética e aparência, e o culto ao corpo perfeito. As formas de construção corporal são infindáveis e os mais diversos tratamentos estéticos entram em cena. O contingente de adeptos à esse mercado apenas cresce, dia após dia, e a beleza torna-se a base excepcional da felicidade. Os reais valores dos indivíduos são gradativamente esquecidos e substituídos pela ânsia à beleza física.
O culto à beleza abrange quase a totalidade das sociedades e é circundado por polêmicas. O descontentamento dos indivíduos em relação à sua fisionomia cresce devido ao esteriótipo imposto, sobretudo, pelas mídias, que passaram a objetificar os homens e cultuar sua estética, estabelecendo um padrão à esta e utilizando das inseguranças da população para a vendagem de seus produtos.
Os métodos para a inserção do indivíduo no padrão estético social são ilimitados porém nem sempre benignos. A bulimia, anorexia e o uso de drogas - para o aumento muscular, diminuição do peso e os mais diversos fins - são apenas algumas consequências que em quadros agravados podem levar à morte.
Uma das formas mais recorridas para atingir o padrão de beleza é a cirurgia plástica. Este mercado é o segundo maior no Brasil, tornando perceptível a insatisfação, principalmente da parcela feminina, perante sua forma que, ao tangenciar o arquétipo curvilíneo idealizado da brasileira, reconhecido mundialmente, recorrem à cirurgias plásticas para poderem se encaixar na sociedade.
O homem se tornou um objeto, mero fantoche das propagandas e veículos de comunicação.
Enquadrar-se nos modelos sociais é uma necessidade humana, mas é indispensável a desenvoltura da autonomia perante a aprovação alheia para a própria aceitação. Para isso é fundamental a realização projetos sociais pelo governo, como o implantamento de suportes psicológicos em escolas, para que os jovens em processo de formação possam definir seus critérios e requisitos para viver bem. Desse modo é possível o resgate dos valores reais de cada indivíduo e a valorização da episteme e do intelecto ao invés do culto à beleza física.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018